fbpx
CidadeMeio Ambiente

Bairro Santo Antônio em Viçosa receberá mutirão de combate ao Aedes

Viçosa já é considerada município em estado de alerta em relação à dengue pelo Ministério da Saúde. Em 2016, até a manhã desta quarta-feira,24, já havia contabilizadas 400 notificações da doença, com 125 casos confirmados, 261 em investigação e 14 descartados. No ano de 2015, houve 209 notificações, com 137 casos confirmados e 72 descartados.

Mutirão de combate realizado no Distrito de Cachoeira de Santa Cruz.
Mutirão de combate realizado no Distrito de Cachoeira de Santa Cruz.

A cidade de Viçosa vem intensificando as ações de combate ao aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, chikungunya e zika. No sábado 27, das 07h30min às 16h, haverá um mutirão de limpeza no Bairro Santo Antônio, para coleta de materiais inservíveis, que armazenam água e servem de possíveis criadouros.

Para isso, os moradores deverão promover uma limpeza no interior das residências e quintais, e recolher embalagens de vidro, pet, pneus e outros e colocar na rua para que sejam levados pelo pessoal da limpeza. Terra e outros tipos de entulho não serão recolhidos.

A operação da prefeitura  contará com cinco caminhões e cerca de 60 pessoas, incluindo 15 agentes de endemias e 15 agentes de limpeza. Dois agentes de endemias serão acompanhados por 3 fiscais do Departamento de Fiscalização, para notificar e multar os proprietários de lotes vagos que se encontram sujos e cobertos por mato.

Enquanto os agentes de limpeza irão intensificar a varrição no bairro, um veículo da Defesa Civil estará dando suporte, alertando os moradores para colocar o lixo na rua para ser recolhido. Já o Departamento de Parques e Jardins, também estará no local promovendo a capina de praças e ruas que estejam precisando de atenção.

Agentes do SAAE e da Vigilância Ambiental do município.
Agentes do SAAE e da Vigilância Ambiental do município.

Para amanhã e sexta-feira, 4 homens do Departamento de Manutenção da Secretaria de Obras começam a promover a limpeza das margens do Córrego Santo Antônio, serviço que vai continuar na próxima semana até o término da limpeza.

A mesma operação acontecerá no próximo dia 5 de março (Nova Viçosa) e 12 (Bom Jesus). Segundo o Secretário de Governo, estas serão as primeiras comunidades a serem atendida em função do número de focos encontrados e casos notificados, mas o trabalho terá continuidade em outros bairros.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo