fbpx
CidadeSaúde & Bem Estar

Confirmado primeiro caso de gripe H1N1 em Viçosa

De acordo com a Secretaria de Saúde  de Viçosa, na cidade foi confirmado o primeiro caso da gripe H1N1 este ano.

Segundo informações repassadas pela  Secretaria uma idosa, que não teve sua identidade revelada foi infectada pelo vírus e  chegou a ser internada e já recebeu alta e está fora de perigo. Outros possíveis casos de gripe H1N1 na cidade estão sob investigação, mas a Secretaria não divulgou o número de pessoas que podem estar infectados.

O que é gripe?

Também conhecida como influenza, a gripe é uma infecção do sistema respiratório cuja principal complicação é a pneumonia, responsável por um grande número de internações hospitalares no país. A gripe inicia-se com febre alta, em geral acima de 38ºC, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça e tosse seca.

A febre é o sintoma mais importante da gripe e dura em torno de três dias. Os sintomas respiratórios, como tosse, tornam-se mais evidentes com a progressão da gripe e mantêm-se, em geral, por três a quatro dias após o desaparecimento da febre. É uma doença muito comum em todo o mundo, sendo possível uma pessoa adquirir influenza várias vezes ao longo de sua vida. a gripe também é frequentemente confundida com outras viroses respiratórias e, por isso, o seu diagnóstico de certeza só é feito mediante exame laboratorial específico.

Vacinação

Em Viçosa a vacinação começa no dia 30 deste mês.

Seguindo o cronograma estadual a Secretária de saúde de Viçosa iniciará  vacinação contra a gripe H1N1 no próximo dia 30 deste mês. serão vacinadas crianças de 0 a 5 anos de idade, gestantes, idosos, trabalhadores da área da saúde, pessoas acamadas, pessoas transplantadas, pessoas portadoras de doenças crônicas como hipertensão, diabetes, entre outras.

 

 

Locais de vacinação

Todos os PSF’s da cidade, Postos de Saúde, Policlínicas, Sala de Vacinação Central que fica e também na Divisão de Saúde da Universidade Federal de Viçosa.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo