VIA INTERNET:ESTÁ MAIS FÁCIL FAZER O ALISTAMENTO MILITAR
4 de janeiro de 2017

Desde o dia 1º de janeiro de 2017, o alistamento militar dos jovens que completarão 18 anos será realizado pela internet, no site do alistamento, em diversos estados do País, incluindo Minas Gerais.

No processo, o jovem lançará seus dados individuais no Sistema do Serviço Militar e Mobilização, sendo necessária a utilização do CPF (obrigatório) e dos dados de um de Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Nacionalização ou Registro Geral (Identidade). Caso não possua CPF, o alistando deverá fazer a inscrição no cadastro de contribuintes, junto à Receita Federal, ou fazer seu alistamento presencial na Junta de Serviço Militar mais próxima.

O jovem deverá possuir um número de telefone celular  e uma conta de e-mail para o envio de mensagens, como, por exemplo, local e data do exame de seleção, entrega de documentos, aviso de agendamento de datas e outras informações de interesse.

Ao realizar o alistamento online, o jovem ainda deve declarar o município de residência e indicar a Junta de Serviço Militar mais próxima, onde se compromete a apresentar os documentos comprobatórios do alistamento (em especial comprovante de residência), quando for solicitado. O Certificado de Alistamento Militar (CAM) somente será emitido na Junta de Serviço Militar se solicitado pelo interessado, no caso de necessidade de comprovar o alistamento junto a algum órgão público ou empresa privada.

 

publicidade

publicidade

publicidade