terça-feira, 9 de junho de 2026
Urgente
Governo de Minas moderniza Sala de Situação de Recursos Hídricos e amplia capacidade de prevenção a eventos climáticos extremosMinas Gerais encerra os cinco primeiros meses de 2026 com US$ 17,9 bilhões em exportaçõesSecretaria de Educação divulga classificação da Remoção Regional e EstadualOlitef 2026 abre inscrições e amplia oportunidades para estudantes da rede estadualGoverno de Minas lança Plano Estadual de Enfrentamento aos Incêndios Florestais e reforça preparação frente às mudanças climáticasPrefeitura empossa mais 75 concursados para reforçar rede municipal de educaçãoWikimedia Brasil promove oficinas de edição na Wikipédia em ViçosaMotocicleta é removida durante operação da Polícia Militar no bairro União, em ViçosaGoverno de Minas moderniza Sala de Situação de Recursos Hídricos e amplia capacidade de prevenção a eventos climáticos extremosMinas Gerais encerra os cinco primeiros meses de 2026 com US$ 17,9 bilhões em exportaçõesSecretaria de Educação divulga classificação da Remoção Regional e EstadualOlitef 2026 abre inscrições e amplia oportunidades para estudantes da rede estadualGoverno de Minas lança Plano Estadual de Enfrentamento aos Incêndios Florestais e reforça preparação frente às mudanças climáticasPrefeitura empossa mais 75 concursados para reforçar rede municipal de educaçãoWikimedia Brasil promove oficinas de edição na Wikipédia em ViçosaMotocicleta é removida durante operação da Polícia Militar no bairro União, em Viçosa

CRESCE O NÚMERO DE FAMÍLIAS ENDIVIDADAS NO BRASIL E O PRINCIPAL VILÃO É O CARTÃO DE CRÉDITO

Cresce o número de famílias endividadas no Brasil. Quase dois em cada três lares têm alguma dívida a pagar. A taxa cresceu 1% em um mês. E o número de pessoas que não consegue quitar também aumentou. Em abril, a taxa de inadimplência foi de mais de 24%. O valor é maior que em março deste ano, e também maior do que em abril do ano passado. Quando as taxas eram de pouco mais de 23%.

O índice de não pagamento de dívidas do último mês é a maior desde setembro do ano passado. E uma em cada dez famílias não vai conseguir quitar os débitos.

O educador financeiro Alexandre Arci explica que a dica para pagar as dívidas ou tentar renegociar é organização. Não é uma boa fazer uma nova dívida para quitar à primeira.

“Primeiro você vai se organizar e vê qual a capacidade de pagamento dessa dívida. Pra quando você sentar com quem você deve, você antes de receber uma proposta de pagamento e você tem que saber quanto de recurso financeiro tem pra poder pagar. Por que se ele te trazer uma proposta você vai aceitar e num segundo momento você novamente em um endividamento e isso não para”, disse Alexandre Arci.

Mais de três em cada quatro dívidas das famílias são as de cartão de crédito. Em seguida estão os carnês e financiamento de carros. Os dados são de uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.