DIRETORIA DE TRÂNSITO DA PREFEITURA DE VIÇOSA RESPONDE MANIFESTAÇÃO NA RUA DOS PASSOS
19 de abril de 2018

A Prefeitura de Viçosa, por meio da Diretoria de Trânsito (DIRETRAN), vem a público esclarecer sobre as alterações promovidas na Rua dos Passos e adjacências no que diz respeito à sinalização de permissão e proibição de estacionamentos.

Em dezembro de 2017 diversas intervenções foram realizadas na sinalização de algumas vias do município devido à obra emergencial de contenção do barranco da Avenida Marechal Humberto Castelo Branco. Para a realização desta obra foi necessário o fechamento para trânsito de veículos do trecho da Avenida Marechal Castelo Branco entre a Rodoviária e a entrada Alternativa da UFV.
Devido a este fechamento, o trânsito dos veículos que por ali trafegavam foi deslocado para outras vias. Essas vias, por sua vez, receberam uma nova sinalização devido ao aumento do tráfego de veículos. A principal medida adotada para garantir a trafegabilidade nas vias usadas para desvio e, desta forma, não gerar um transtorno ainda maior à população, foi a proibição de estacionamento nos trechos em que os veículos estacionados atrapalhavam a fluidez do trânsito.
Neste contexto está a Rua dos Passos, considerada uma das vias mais complexas da cidade por ser estreita, extensa, possuir mão dupla e um grande número de comércios em toda sua extensão. Em alguns pontos desta rua chega-se a ter larguras inferiores a 6,00 metros, o que tira qualquer possibilidade de permissão de estacionamento na via.
Antes mesmo da obra na Castelo Branco já havia a intenção do Departamento de Engenharia de Tráfego da DIRETRAN em realizar a retirada de parte do estacionamento da Rua dos Passos e outras vias. Além dos fatores de fluidez do trânsito no local, a implantação da sinalização horizontal que será implementada nos próximos meses e que demanda medidas padronizadas pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), exigiria a retirado dos estacionamentos. Desta forma, a interdição da Avenida Castelo Branco apenas acelerou este processo.
Nesta via foi realizado toda a proibição de estacionamento do lado direito da pista sentido centro/bairro. Foi mantido o estacionamento entre as Ruas Cônego Modesto e Anita Chequer, reservando neste trecho vagas para motocicletas e estacionamento rápido (Estacionamento 10 minutos com pisca alerta ligado) a fim de garantir a rotatividade dos veículos.
Para dar opção aos comerciantes de realizar operações de carga e descarga, foram reservados dois locais para este tipo de operação, sendo eles a Rua Benjamim do Carmo, onde o estacionamento de carga e descarga ficaria próximo à interseção desta via com a Rua dos Passos. Desta forma, atenderia grande parte do comercio do local. O espaço reservado consiste em 15 metros de comprimento. Os horários de carga e descarga compreendem de 19h00 às 10h00, de acordo com o Decreto 4441/11. Após este horário, o local é reservado para estacionamento rápido (10 minutos com pisca alerta ligado).
Outra opção de estacionamento para carga e descarga fica em frente ao número 745 (Igreja Batista) na própria Rua dos Passos. Este trecho foi escolhido por ser o mais largo ao longo da via, cerca de 9,20 metros. Foi selecionado 15 metros de comprimento onde é permitida a operação de carga e descarga nos horários citados no parágrafo anterior. Da mesma forma que foi considerado na Rua Benjamin do Carmo, após os horários de carga e descarga será permitido o estacionamento rápido no local.
A Prefeitura de Viçosa acredita que, pelo fato deste local por muitos anos não sofrer alterações, é normal haver reclamações da população, por isso as propostas de adaptação indicadas foram pensadas a fim de sanar as demandas do comércio local e o interesse da coletividade. Vale salientar que o ganho com a fluidez e a segurança do trânsito no local após a proibição do estacionamento é imensurável, sobretudo para os serviços de emergência, que hoje acessam os hospitais com mais agilidade, e para o transporte coletivo, que conseguiu diminuir o tempo das rotas após as mudanças.
Por fim, a Prefeitura de Viçosa ressalta que respeita a divergência de opiniões e a livre manifestação, garantidas em nosso Estado Democrático de Direito; zela pelo diálogo e participação popular nas decisões administrativas e se coloca à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos a respeito do tema e suas especificidades técnicas.
 
Saiba como foi:

Aconteceu no fim da tarde de ontem(18), uma manifestação pacífica de moradores e comerciantes da Rua dos Passos em prol da volta de estacionamentos no local. O encontro se deu na pracinha do bairro São Sebastião, e teve início às 17h.

Com uma grande faixa estampada os dizeres “Prefeito são muitos empregos comprometidos, sem estacionamento não dá.” um grande número de pessoas bloqueou parte do trânsito da rua revogando o direito de estacionamentos. Comerciantes locais afirmam que estão sendo prejudicados pela proibição de paradas próximas aos seus estabelecimentos.

Foi registrado por nossa equipe de reportagem que acompanhou a manifestação no local, a presença dos vereadores Brenda Santunioni e Carlito “Meio quilo”. As autoridades prestaram apoio ao ato.

Em contato com a secretaria de trânsito, tivemos a informação que o responsável por tal demanda, o secretário Lidson Lehner se encontra em um congresso. Atendidos prontamente por seu substituto momentâneo o engenheiro de tráfego Pedro Henrique Neves, fomos informados da não autorização do repasse de informações à respeito. O engenheiro adiantou afirmando que uma série de medidas já vem sendo estudadas na busca de uma solução para o problema. Lidson Lehner se comprometeu a entrar em contato com nossa equipe de jornalismo ainda essa semana para uma posição aos leitores e ouvintes da Rádio Montanhesa à respeito da situação.

 

Veja fotos da manifestação:

 

         

publicidade

publicidade

publicidade