SECRETARIA DE SAÚDE PROMOVE EVENTO SOBRE OS 30 ANOS DO SUS
5 de setembro de 2018

O Sistema Único de Saúde (SUS) completa 30 anos em 2018.  Com o objetivo de discutir a data e propostas para a melhoria da rede de saúde pública de Viçosa, a Secretária de Saúde promoveu um seminário na última sexta-feira (31) para todos que atuam na rede de saúde de Viçosa.

O evento intitulado "O SUS que temos e o SUS que queremos" contou com palestras dos representantes da rede de saúde e uma aula motivacional. O primeiro convidado a discussão foi o Presidente do Conselho Municipal de Saúde e diretor Administrativo do Hospital São João Batista, Sérgio Pinheiro que falou sobre o papel dos hospitais no SUS. Depois a Diretora do Hospital São Sebastião, Ildamara Menezes falou sobre o Hospital e, para fechar a manhã, teve a palestra do coordenador do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade da Universidade Federal de Viçosa, Leandro Wenceslau. À tarde o especialista em comportamento e neurolinguística Múcio Morais palestrou sobre o processo de acolhimento e atendimento. Também teve uma palestra sobre o funcionamento do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) com a assistente social que trabalha há 14 anos no CAPS, Márcia Valéria de Freitas. Para encerrar o dia comemorativo formou-se uma a roda de conversa com os profissionais da atenção primária de saúde e Vigilância em Saúde.

Compuseram a mesa de abertura o superintendente de Gestão Pública e Governança Luciano Piovesan Leme; o vereador Helder Evangelista,  representando o Departamento de Medicina da Universidade Federal de Viçosa, Bruno David Henriques; o coordenador do curso de Enfermagem da Univiçosa, Leonardo Santana; o secretário de Saúde Marcus Schitini;  a coordenadora da Atenção Primária de Saúde, Sara Oliveira e representando os profissionais da saúde; Zilda Aparecida da Cruz Rezende.

De acordo com a coordenadora da Atenção Primária de Saúde o evento foi um momento de interação da rede. "Os profissionais puderam se expressar e dialogar sobre a rede de saúde pública, entender como funciona cada órgão. Quanto mais diálogo tiver, mais humanizado se tornará o SUS", ressaltou Sara.

Para o superintendente de Gestão Pública e Governança Luciano Piovesan o evento possibilitou a discussão a atribuição do executivo na administração da saúde pública do município. "Administração pública deve oferecer toda a infraestrutura, aquisição de equipamentos e condições adequadas para que os  profissionais possam atender da melhor forma a população . A administração municipal não tem medido esforços para que sejamos referência na saúde pública em organização e atendimento", explicou Luciano.

O Prefeito Ângelo Chequer encerrou o evento agradecendo o trabalho e dedicação diária dos profissionais da saúde. "Temos uma rede de saúde que busca diariamente a evolução e tratar da melhor forma os pacientes, agradeço e parabenizo à todos ", afirmou o prefeito.

publicidade

publicidade

publicidade