CINEASTA INDÍGENA VEM A VIÇOSA LANÇAR NOVO FILME E OFERECE CURSO GRATUITO
11 de setembro de 2018

A cineasta indígena Patrícia Ferreira, fundadora e membra do Coletivo de Cinema Mbya-Guarani, vem ao campus da UFV lançar seu novo filme Teko Haxy. O filme é “um encontro íntimo entre duas mulheres que se filmam. O documentário experimental é a relação de duas artistas, uma cineasta indígena e uma artista visual e antropóloga não-indígena.

Diante da consciência da imperfeição do ser, entram em conflitos e se criam material e espiritualmente. Nesse processo, se descobrem iguais e diferentes na justeza de suas imagens.” O lançamento será na próxima segunda, dia 17/09/2018, às 18:30 no Museu Histórico e Pinacoteca da UFV (ao lado da Caixa Econômica Federal) e contará com um debate com a cineasta após a exibição.

A cineasta Patrícia Ferreira é da etnia Mbya- Guarani, e vive atualmente na aldeia Tekoa Koenju, na região das Missões Jesuítas no município de São Miguel das Missões no Rio Grande do Sul. Yxa Py (nome da diretora em Guarani) desenvolve há muitos anos um trabalho de cineasta, além de ser professora da sua aldeia. É diretora de obras como Bicicletas de Nhanderu e Duas Aldeias, Uma Caminhada, obras que já foram exibidas e premiadas no Brasil e no exterior.

Curso sobre Cinema Guarani

Aproveitando a sua vinda a cidade de Viçosa, a cineasta Yxa Py, irá ministrar um curso na segunda, dia 17/09/2018, sobre o seu trabalho de cineasta, como fundou o coletivo de cinema Mbya-Guarani e sobre o trabalho de cineastas indígenas. O curso será das 14 às 17:30 e é aberto a toda a comunidade.

O curso é gratuito, com emissão de certificados e para se inscrever os interessados devem mandar e-mail para: maisculturaufv@gmail.com.

Evento do facebook: https://www.facebook.com/events/2077016015675692/

Fonte: Pinacoteca UFV.

publicidade

publicidade

publicidade