SAAE MUDARÁ FORMATO DA PLANILHA DE HORÁRIOS DE COLETA DE LIXO
6 de novembro de 2018

Após melhorar a logística de coleta no município, através da contratação de mais veículos, agora o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Viçosa, SAAE, busca reestruturar a tabela dos horários de coleta de resíduos sólidos no município de Viçosa, atualmente divulgada por bairros apenas com o horário de início e fim da coleta.

A Autarquia informou que encontra-se em execução estudo técnico objetivando identificar horários de coleta por rua, via sistema GPS. A partir deste estudo será implantada uma planilha com horários de coleta mais precisos.

A planilha atual informa apenas o horário de início e fim das rotas, sem considerar as distâncias de cada ponto.  “Para exemplificar o caminhão sai do ponto de partida às 07:00h, passa no ponto “A” às 07:30h, no “B” às 08:30h, no “C” às 09:15h e no “D” às 10:00h, sendo o horário de coleta no ponto “D” diferente do horário no ponto “A”.” Destacou Gilberto das Graças Andrade, Chefe de Seção de Resíduos Sólidos do SAAE.

“Através do estudo será possível informar a população horários mais precisos de coleta, orientando a perfeita deposição dos resíduos sólidos.” Afirmou Romeu Souza da Paixão, diretor presidente do SAAE.

Segundo Rodrigo Cardoso, diretor de limpeza pública e gestão de resíduos sólidos da Autarquia disse que o SAAE está otimizando os trajetos com a menor distância possível de um ponto ao outro e se adequando às normas de segurança do trabalho “tudo isso para que o serviço de coleta seja realizado da melhor forma possível.” Completou Cardoso.

A Lei nº 12.305/10 que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), estabelece a responsabilidade compartilhada onde o gerador é responsável pelos resíduos gerados até o momento que é coletado pelo ente público.

publicidade

publicidade

publicidade