ESTUDANTES DO COLÉGIO CARMO CONQUISTAM MEDALHAS NA OBA 2018
30 de novembro de 2018

Provas da 21ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) foram aplicadas em maio deste ano. A participação dos alunos foi voluntária e incentivada pelo Colégio.

 Nessa terça-feira, 27 de novembro, o Colégio Nossa Senhora do Carmo realizou a entrega dos certificados de participação e das medalhas da 21ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Os estudantes carmelitas se destacaram nas provas, conquistando quatro medalhas de ouro, três de prata e cinco de bronze.

Para realizar a entrega dos certificados e das medalhas, o Colégio Carmo convidou o chefe do Departamento de Física da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e doutor em Astrofísica pelo Observatório Nacional, Orlando Pinheiro da Fonseca Rodrigues, e o vice-prefeito e ex-aluno do Carmo, Arnaldo Dias de Andrade. Também participaram do momento solene o professor de Física, Mathias Viana, a diretora pedagógica, Irmã Sônia Maria Estevam, a diretora administrativa, Marina Magalhães, a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, Elaine Fontes, além de alunos e educadores.

As provas da OBA foram aplicadas, no dia 18 de maio, para alunos do Ensino Médio.  A competição acontece em fase única e as provas são separadas por níveis, sendo a participação voluntária e incentivada pelo Colégio.

A OBA é organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e pela Agência Espacial Brasileira (AEB), com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Universidade Paulista (Unip), da Avibras e da Visiona.

Excelente desempenho

Devido ao excelente desempenho na OBA, nove alunos foram convidados para participar das seletivas que formaram as equipes que representarão o Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA, sigla em inglês) e na Olimpíada Latino Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA), em 2019. O aluno David Zanuncio Protil, que conquistou medalha de ouro, e o professor Mathias Viana também receberam um convite para participar da XVI Jornada Espacial, que acontece de 02 a 08 de dezembro, em São José dos Campos (SP).

publicidade

publicidade

publicidade