sexta-feira, 24 de julho de 2026
Urgente
Van fica destruída após colisão com vaca na rodovia entre Ubá e GuidovalSuspeito foge de abordagem e Polícia Militar apreende drogas durante patrulhamento em UbáSemana da Juventude Rural e Torneio Leiteiro são destaques da programação desta quinta na Semana do FazendeiroSemana da Mulher Rural reúne mais de mil participantes na UFV em dois dias de programaçãoCAp-Coluni abre inscrições para o Exame de Seleção 2027 com 150 vagas para o Ensino MédioCentenário da UFV destaca história de laranjas e bananas na criação da Universidade e da Semana do FazendeiroIdoso morre após seis dias internado depois de atropelamento em faixa de pedestres em MuriaéCoimbra recebe reconhecimento nacional por ações voltadas à alfabetizaçãoVan fica destruída após colisão com vaca na rodovia entre Ubá e GuidovalSuspeito foge de abordagem e Polícia Militar apreende drogas durante patrulhamento em UbáSemana da Juventude Rural e Torneio Leiteiro são destaques da programação desta quinta na Semana do FazendeiroSemana da Mulher Rural reúne mais de mil participantes na UFV em dois dias de programaçãoCAp-Coluni abre inscrições para o Exame de Seleção 2027 com 150 vagas para o Ensino MédioCentenário da UFV destaca história de laranjas e bananas na criação da Universidade e da Semana do FazendeiroIdoso morre após seis dias internado depois de atropelamento em faixa de pedestres em MuriaéCoimbra recebe reconhecimento nacional por ações voltadas à alfabetização

ACONTECE DISCUSSÃO SOBRE A CRIAÇÃO DA SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO EM VIÇOSA

ACONTECE DISCUSSÃO SOBRE A CRIAÇÃO DA SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO EM VIÇOSA

O Vereador Idelmino Ronivon (Professor Idelmino), se reuniu na quinta-feira (14), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, juntamente com o Deputado Estadual José Célio de Alvarenga (Celinho do Sinttrocel), com a Secretária de Educação do Estado, Júlia Figueiredo Goytacaz Sant’Anna, com o intuito de retomar a discussão sobre a viabilidade de criação da Superintendência Regional de Educação (SRE) ou um polo da instituição no Município.

A SRE têm por objetivo exercer ações de supervisão técnica, orientação normativa, articulação e integração entre o Estado e os municípios, se baseando nas diretrizes e políticas educacionais. Atualmente Viçosa faz parte da Regional de Ponte Nova, junto com outras 28 cidades.

Tal discussão havia sido iniciada no governo anterior, conforme foi explicado pelo Vereador Professor Idelmino à Secretária de Educação. O vereador contextualizou toda a situação da educação em Viçosa e região, e falou da criação em lei da Superintendência Regional de Ensino (SRE) que não foi concretizada. Ele lembrou que
na gestão passada foi iniciado um estudo de reenquadramento das superintendências de acordo com as demandas de cada região, citando que algumas possuem baixa demanda, como a de Ouro Preto que atende 5 municípios, enquanto a de Ponte Nova e Ubá, atendem respectivamente 28 e 24 municípios.

A Secretária Júlia Sant’Anna informou que este estudo não foi executado, e que por iniciativa dela agora será feito, e já de imediato pensando na economia para a educação do Estado, as superintendências que estiverem instaladas em prédios alugados terão de se alojar em prédios da Educação que estão subaproveitados ou para qualquer outro prédio do Estado, reforçou a secretária dizendo que a intenção é a economia.

Diante do pedido do vereador, ela afirmou que qualquer tomada de decisão só poderá ser feita depois do estudo da readequação das superintendências no que diz respeito à distribuição destas pelas regiões do Estado, de acordo com a real demanda buscando o equilíbrio em termos de número de municípios atendidos por cada superintendência.

A secretária ainda completou que algumas superintendências poderão de acordo com este estudo proporcionar uma melhor prestação de serviço e solicitou que fosse encaminhado à Secretaria de Educação, documento para ser protocolado como a formalização desse pleito.

Fonte: Câmara Municipal de Viçosa.