DISCUSSÃO LEVANTA CRIAÇÃO DE SAMU E REDE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM VIÇOSA
1 de abril de 2019

O Vereador Helder Evangelista (Cherinho) (PTC), esteve em Belo Horizonte, na sexta- feira (29), na Subsecretaria de Políticas e Ações da Saúde para tratar da implantação de uma Rede de Urgência e Emergência no município de Viçosa. Na ocasião o parlamentar foi recebido pelo responsável pela Pasta, o Subsecretário Marcílio Dias Magalhães, pela Superintendente de Redes de Atenção à Saúde, Karina Rocha Taranto, e acompanhado pelas assessoras do Deputado Estadual Roberto Andrade (PSB) e também pelo Assessor de Relações Institucionais da Câmara Municipal de Viçosa, Wagner Pinheiro.

O encontro ocorreu em decorrência da Rede ainda não ter sido instituída em Viçosa, fato que havia sido prometido pela antiga gestão responsável pelas atividades na área da saúde. De acordo com um cronograma repassado ao Vereador Helder, em outubro do ano passado, o Município já contaria com a atribuição, abrindo a possibilidade de criação de uma Unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) bem como maiores recursos voltados a esse tipo de atendimento destinados para os hospitais cadastrados no programa.

Além de Viçosa, fazem parte da Região Ampliada de Saúde Leste Sul os municípios de Ponte Nova, Raul Soares, Alvinópolis, Rio Casca, Manhuaçu, Manhumirim, Abre Campo, Ipanema, Lajinha, Matipó, Mutum, Pocrane e Santa Margarida, que seriam beneficiados com a implantação da Rede.

Para o Vereador Helder Evangelista a luta pela causa será ainda mais intensificada neste ano, uma vez que em decorrência dos atrasos será necessária revisão nos estudos já realizados devido a mudanças nas diretrizes do Ministério da Saúde “vamos continuar buscando a instalação da Rede de Urgência e Emergência para nossa cidade, pois sabemos que nossa saúde carece de melhorias e com esse programa poderíamos inclusive dar maior suporte aos municípios vizinhos em caráter emergencial”, afirmou.

Fonte: Câmara Municipal de Viçosa.

publicidade

publicidade

publicidade