SECRETARIA DE SAÚDE FALA SOBRE ORGANIZAÇÃO DE VEÍCULOS PARA TRATAMENTOS FORA DO DOMICÍLIO
16 de abril de 2019

A reunião Ordinária do Parlamento do Idoso da quarta-feira (10) contou com a primeira resposta formal do Poder Executivo, referente à Indicação nº 072/2019 que solicita ao Prefeito que interceda junto à Secretaria Municipal de Saúde para que informe como é organizado o sistema de agendamento de veículos para Tratamento Fora do Domicílio (TFD).

Em 2018, os parlamentares idosos apresentaram quatro indicações de assuntos relacionados à saúde, reformas em calçadas e sinalização. Uma delas se tratava da falta do envio de respostas formais do Poder Executivo já que, em dois anos de projeto, o Parlamento vem trazendo uma série de indicações para melhorias na cidade e muitas delas são atendidas com primor, mas sem manifestação formal da Prefeitura.

Em resposta do Poder Executivo, lida durante a reunião, foi informado que a metodologia de liberação do transporte para Tratamento Fora de Domicílio da Secretaria é feita por intermédio do acolhimento dos assistentes sociais que avaliam as especificações de cada paciente, assim como a disposição dos veículos. Ainda segundo o ofício, após o acolhimento, é feito o agendamento do transporte para pacientes no setor de TFD e os mesmos são informados com um dia de antecedência sobre horário e local de embarque, e posteriormente as requisições com as informações dos passageiros são protocoladas na garagem para execução do serviço.

A sessão teve participação do Coordenador Geral da Escola do Legislativo, o Vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB) e do Coordenador Pedagógico, e ex-Vereador, Marcos Nunes que, na ocasião, foi apresentado aos parlamentares idosos. Em sua fala, Marcos destacou os desafios da população idosa no Município e a necessidade de desenvolver projetos como esse “ainda é preciso avançar muito na questão da visibilidade do idoso, mas o que vocês fazem aqui é de extrema importância”, disse.

O Parlamento do Idoso foi instituído pela Resolução nº 006/2017, de autoria do Vereador Geraldão, e tem como objetivo possibilitar aos idosos a compreensão e a vivência do processo legislativo por meio da participação em jornada parlamentar, com certificação e exercício do mandato. As reuniões do projeto acontecem quinzenalmente, às 15 horas, no plenário da Câmara Municipal.

Fonte: CMV.

publicidade

publicidade

publicidade