terça-feira, 9 de junho de 2026
Urgente
Governo de Minas moderniza Sala de Situação de Recursos Hídricos e amplia capacidade de prevenção a eventos climáticos extremosMinas Gerais encerra os cinco primeiros meses de 2026 com US$ 17,9 bilhões em exportaçõesSecretaria de Educação divulga classificação da Remoção Regional e EstadualOlitef 2026 abre inscrições e amplia oportunidades para estudantes da rede estadualGoverno de Minas lança Plano Estadual de Enfrentamento aos Incêndios Florestais e reforça preparação frente às mudanças climáticasPrefeitura empossa mais 75 concursados para reforçar rede municipal de educaçãoWikimedia Brasil promove oficinas de edição na Wikipédia em ViçosaMotocicleta é removida durante operação da Polícia Militar no bairro União, em ViçosaGoverno de Minas moderniza Sala de Situação de Recursos Hídricos e amplia capacidade de prevenção a eventos climáticos extremosMinas Gerais encerra os cinco primeiros meses de 2026 com US$ 17,9 bilhões em exportaçõesSecretaria de Educação divulga classificação da Remoção Regional e EstadualOlitef 2026 abre inscrições e amplia oportunidades para estudantes da rede estadualGoverno de Minas lança Plano Estadual de Enfrentamento aos Incêndios Florestais e reforça preparação frente às mudanças climáticasPrefeitura empossa mais 75 concursados para reforçar rede municipal de educaçãoWikimedia Brasil promove oficinas de edição na Wikipédia em ViçosaMotocicleta é removida durante operação da Polícia Militar no bairro União, em Viçosa

SECRETARIA DE SAÚDE FALA SOBRE ORGANIZAÇÃO DE VEÍCULOS PARA TRATAMENTOS FORA DO DOMICÍLIO

SECRETARIA DE SAÚDE FALA SOBRE ORGANIZAÇÃO DE VEÍCULOS PARA TRATAMENTOS FORA DO DOMICÍLIO

A reunião Ordinária do Parlamento do Idoso da quarta-feira (10) contou com a primeira resposta formal do Poder Executivo, referente à Indicação nº 072/2019 que solicita ao Prefeito que interceda junto à Secretaria Municipal de Saúde para que informe como é organizado o sistema de agendamento de veículos para Tratamento Fora do Domicílio (TFD).

Em 2018, os parlamentares idosos apresentaram quatro indicações de assuntos relacionados à saúde, reformas em calçadas e sinalização. Uma delas se tratava da falta do envio de respostas formais do Poder Executivo já que, em dois anos de projeto, o Parlamento vem trazendo uma série de indicações para melhorias na cidade e muitas delas são atendidas com primor, mas sem manifestação formal da Prefeitura.

Em resposta do Poder Executivo, lida durante a reunião, foi informado que a metodologia de liberação do transporte para Tratamento Fora de Domicílio da Secretaria é feita por intermédio do acolhimento dos assistentes sociais que avaliam as especificações de cada paciente, assim como a disposição dos veículos. Ainda segundo o ofício, após o acolhimento, é feito o agendamento do transporte para pacientes no setor de TFD e os mesmos são informados com um dia de antecedência sobre horário e local de embarque, e posteriormente as requisições com as informações dos passageiros são protocoladas na garagem para execução do serviço.

A sessão teve participação do Coordenador Geral da Escola do Legislativo, o Vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB) e do Coordenador Pedagógico, e ex-Vereador, Marcos Nunes que, na ocasião, foi apresentado aos parlamentares idosos. Em sua fala, Marcos destacou os desafios da população idosa no Município e a necessidade de desenvolver projetos como esse “ainda é preciso avançar muito na questão da visibilidade do idoso, mas o que vocês fazem aqui é de extrema importância”, disse.

O Parlamento do Idoso foi instituído pela Resolução nº 006/2017, de autoria do Vereador Geraldão, e tem como objetivo possibilitar aos idosos a compreensão e a vivência do processo legislativo por meio da participação em jornada parlamentar, com certificação e exercício do mandato. As reuniões do projeto acontecem quinzenalmente, às 15 horas, no plenário da Câmara Municipal.

Fonte: CMV.