VIÇOSA TEM MAIS 36 VAGAS PARA IDOSOS
15 de julho de 2019

A Diretoria de Trânsito de Viçosa - Diretran - destinou 36 novas vagas em via pública exclusivas para pessoas idosas no centro e ruas adjacentes. Anteriormente, contava com 19 vagas. Agora, são, ao todo, 55 espaços que têm por objetivo facilitar a vida de idosos na cidade. No total, 41 ruas foram contempladas pela ação que regularizou a situação junto às Normas Nacionais de Trânsito.

Segundo o responsável pela Diretran, Lidson Lehner, a cidade possui 1099 vagas regulamentadas, sem computar as destinadas a táxi, motos, carga e descarga, área de segurança e as vagas na linha férrea.

Viçosa se adequa à Norma Nacional

O Conselho Nacional de Trânsito - CONTRAN - dispõe, através da resolução nº 303/2008 que no mínimo 5% das vagas sejam destinadas, exclusivamente, aos idosos com a credencial de estacionamento. Entretanto, caso não possua o cartão, quem estacionar em alguma dessas vagas reservadas será multado em R$ 293,47, mesmo sendo maior de sessenta anos, salienta o diretor de trânsito.

Antônio Oliveira (70), acaba de se cadastrar para utilizar o benefício e conta que pela baixa mobilidade e dificuldade de locomoção que a idade traz, essas vagas têm uma importância crucial, pois permitem que o idoso estacione mais perto de onde precisa ir.

O número de vagas destinadas à pessoas com deficiência já supera o exigido por lei!

Além das vagas para pessoas idosas, existem 30 outras reservadas para pessoas com deficiência. Esse número supera o exigido pela resolução 304/2008 do CONTRAN de 2% do número total, o que em Viçosa representaria 22 vagas.

publicidade

publicidade

publicidade