PROGRAMA JOVEM DE FUTURO CAPACITA ADOLESCENTES PARA O MERCADO DE TRABALHO
26 de agosto de 2019

Ingressar no mercado de trabalho pode ser um desafio para jovens com pouca ou nenhuma experiência no currículo. Muitos podem nem saber por onde começar a procurar uma ocupação ou como se portar em uma entrevista de trabalho. Pensando nisso, a Prefeitura contribui com a qualificação profissional de jovens de Viçosa por meio do Programa Jovem de Futuro, gerido pelo Setor de Inclusão Produtiva da Secretaria Municipal de Assistência Social - SMAS.

São oferecidas aulas das diferentes especialidades e competências requisitadas por empresas, como: informática, técnicas de venda, técnicas de administração, conceitos de sustentabilidade, empreendedorismo, liderança e desenvolvimento pessoal. Os alunos têm dois semestres de cursos preparatórios e no final podem ser direcionados para estagiar em empresas parceiras.

Todos os anos, são abertas inscrições para duas turmas (manhã e tarde), oportunizando acesso aos alunos de todos os turnos no ensino regular. Samuel de Freitas tem 18 anos, está cursando o segundo semestre do projeto. Conta que aprendeu muito em relação à comunicação, como se comportar em uma entrevista de emprego; além das aulas de educação financeira, que foram bem aproveitadas na sua vida, antes mesmo de finalizar o curso. O jovem aspira, ao final das aulas, sair com um estágio e ser contratado.

Karen Souza, ex-aluna, formada e encaminhada para o mercado de trabalho, está estagiando no INSS desde setembro do ano passado; participou do projeto em 2018. “O Jovem de Futuro foi uma experiência incrível, abriu portas pra mim. Estava muito desacreditada da vida e tinha muitos conflitos familiares, conheci pessoas novas, aprendi a ter empatia e mais respeito pelas pessoas. Além de ter pessoas super capacitadas, os professores são magníficos, o coordenador é uma pessoa incrível”, conta.

“O Projeto Jovem de Futuro não capacita o aluno só para o estágio, mas ele te dá ideias de marketing, de design, empreendedorismo e a aplicar isso na sua vida.”

Alunos do projeto Jovem de Futuro 2019

 

Programa Jovem de Futuro

O Programa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Viçosa, A Universidade Federal de Viçosa, a Enactus e  Engenheiros sem Fronteiras. O Coordenador Pedagógico, Carlos Rodrigo de Almeida, acredita que o projeto é de suma importância e deveria ser ampliado, pois complementa a formação dos jovens, preparando-os para o mercado e trabalho proporcionando qualificação e profissionalização, gerando assim oportunidades para os participantes.

Os cursos são ministrados na Vila Gianetti, onde os alunos têm três horas diárias de aula. Os materiais utilizados (cadernos, apostilas, equipamentos etc) são fornecidos pelo projeto, assim como vale transporte e lanche.

As inscrições são feitas ao início de cada ano na Secretaria Municipál de Assistência social e nos CRAS. O projeto é destinado a jovens de 14 a 17 anos, vinculados de alguma forma aos equipamentos da Assistência Social (CRAS, CREAS, Conselho Tutelar etc) que sejam beneficiários do Bolsa Família. Para participar é necessário estar matriculado e frequente na escola.

Os documentos necessários para se inscrever são Carteira de Identidade, CPF, comprovante de  residência, comprovante de matrícula escolar, 2 fotos 3x4 e cartão do bolsa família ou o Número de Inscrição Social (NIS). A SMAS fica na Rua Gomes Barbosa, n.º 942, Edifício Plaza Center, 5º andar, Centro.
Contatos: (31) 3892-7004 | 3899-5126 | 3892-4859 | acaosocialpmv@yahoo.com.br

Fonte: Prefeitura Municipal de Viçosa.

publicidade

publicidade

publicidade