MAMAÇO NA PRAÇA SILVIANO BRANDÃO ENCERRA AS ATIVIDADES DO AGOSTO DOURADO
2 de setembro de 2019

A Secretaria Municipal de Saúde realizou neste sábado (31), na praça Silviano Brandão, o Mamaço. Trata-se de uma iniciativa com o objetivo de promover o aleitamento materno e pelo direito da mãe amamentar seu filho em público. O evento encerrou as atividades do agosto dourado que celebra o aleitamento materno como alimento essencial para os bebês. Teve, ainda, ações sobre a saúde das mamas da mulher e promoveu a importância da doação de leite materno pelas mamães.

A nutricionista e coordenadora do banco de leite, Rafaela Fonseca, falou como é importante que o leite materno seja a única fonte de alimento nos 6 primeiros meses e que a amamentação pode ocorrer até quando mãe e filho desejarem. Ela disse que as mães podem contribuir com doações para o banco de leite - "Qualquer doação é importante, pois alguns bebês prematuros se alimentam com 1 ml de leite nas refeições. Além disso, a mãe que doa não só contribui com a vida de outras crianças como também incentiva a produção do seu próprio leite".
Aline da Silva, da cidade de São Miguel do Anta, passou pela praça e fez questão de participar do ato. Para ela, amamentar, seja onde for, é motivo de muito orgulho, pois está dando alimento para o maior bem que ela possui, que é seu filho. Mesmo morando em outra cidade, ela sempre fez questão de fazer a doação para o banco de leite - "Eu tive uns problemas no início da amamentação, mas, com a orientação das profissionais do banco de leite, consegui não só amamentar como resolvi doar. Quanto mais eu doava, mais leite eu tinha para meu filho".
Estudantes da UFV também participaram do ato com orientações a respeito dos cuidados com a mama, inclusive o auto exame. O ônibus rosa, que atende toda microrregião de Ponte Nova, também estacionou na praça para orientações, exames das mamas e encaminhamentos para que as mulheres tenham a oportunidade de fazer a mamografia. A gerente do Viva Vida, Maria do Carmo, conta que o evento não seria possível sem o envolvimento de todos os profissionais e estudantes. Para ela é muito importante tratarmos o tema amamentação como algo de vital importância para a vida da criança.
Fonte: Prefeitura Municipal de Viçosa.

publicidade

publicidade

publicidade