Cultura na praça enfatiza projetos
4 de setembro de 2019

O Projeto “Cultura & Esporte na Praça”, da última sexta-feira, foi marcado por três de entrevistas, conduzidas pelo radialista Paulo Roberto Cabral (Paulinho Brasília), que abordaram diferentes assuntos de interesses comunitários.

Na primeira delas, o jovem Noah Oshiro, estudante de Ciências Sociais da UFV, que realiza campanhas de conscientização sobre as consequências da receptação, desde que perdeu o irmão, assassinado, falou sobre o Projeto “Luann Vive”.

Luann Oshiro estudava no Pré-Vestibular Anglo da unidade Conselheiro, em Santos, litoral de São Paulo. Após um dia de estudo, saiu com duas colegas para ir a uma festa de aniversário, quando, na volta para casa, os três foram abordados por dois assaltantes no ponto de ônibus. Ao se levantar para retirar a carteira do bolso e entregá-la aos infratores, Luann foi alvejado.

No primeiro dia de aplicação da prova do Enem de 2015, foi promovida uma homenagem. Alunos, professores e funcionários patrocinaram camisetas com a imagem de Luann seguida da frase “Minha Vaga é a Sua”. Todos usaram, inclusive os professores, na porta das escolas. Um minuto de silêncio seguido de um grito de guerra lembrou o aluno que não estava mais presente.

A mobilização foi a semente do projeto Luann Vive, criado pela família de Luann, que hoje luta contra a interceptação (compra de objetos roubados) e trabalha na arrecadação de alimentos, brinquedos e roupas para crianças e idosos em situação de vulnerabilidade.

“Hoje temos iniciativas de doação de roupas, brinquedos e cestas básicas para creches e escolas, e também mantemos uma parceria com o Hospital Guilherme Álvaro, em Santos, que abre as portas, por meio do projeto, para doadores de medula óssea e de sangue se cadastrarem todo último sábado do mês. Também já realizamos as campanhas de cadastramento no banco de medula óssea aqui na UFV”, concluiu Noah.

Além das doações, o grupo distribui jornais, gibis e banners nas ruas, e oferece palestras em escolas para falar sobre as consequências de se comprar produtos roubados, crime cuja pena pode chegar a 8 anos de prisão.

Biblioteca da Violeira

Outro Projeto de grande alcance social é o da Biblioteca da Violeira. Na oportunidade, as idealizadoras dos trabalhos Raíssa de Oliveira Santana (estudante do CASB) e Gisele Cupertino (aluna da Escola Municipal “José Lopes Valente Sobrinho”, na Violeira) falaram sobre o empreendimento, acompanhadas de Ana do Rosário Oliveira (mãe de Raissa) e Geralda Oliveira (avó de Gisele).

As duas meninas disseram que o projeto nasceu de uma vontade de levar a leitura a todas as crianças da comunidade que não têm condições de frequentar outros espaços de leitura. Após conseguirem alguns livros, utilizaram, para aquela finalidade, uma pequena construção de madeira, aos fundos da casa de Raíssa. Isso foi em 2018. A ideia deu certo e, em pouco tempo, a construção de madeira foi substituída por uma de alvenaria, com um espaço maior  muito mais livros, que foi inaugurado oficialmente no último dia 18 de agosto.

Além da Biblioteca, no local funciona bazar para ajudar o projeto e também alguns moradores que necessitem de apoio.

Polícia Militar

Encerrando o ciclo de entrevistas, O Tenente Eliel Eloi da Costa (Oficial da Seção Administrativa da 10ª  Companhia Independente da Polícia Militar de Viçosa) e a Sargento Ivone Barbosa Santana Vilella, Assessora de Comunicação Organizacional(também de Viçosa) falaram sobre o trabalho da PM, principalmente quanto ao policiamento ostensivo e preventivo, visando mais segurança para a comunidade.

Na oportunidade, o Tenente Elói falou também sobre a elevação da 10ª Companhia para Batalhão, o que deverá ocorrer no próximo ano.

Paralelo às entrevistas, foi realizado um torneio de pingue-pongue (tênis de mesa) na Praça, com a participação de 10 mesatenistas.

Devido ao desfile de 7 de Setembro, o projeto “Cultura & Esporte na Praça” não será realizado nesta sexta-feira, dia 6.

O Projeto “Cultura & Esporte na Praça”, uma realização da Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico e Esportes da Prefeitura de Viçosa.

Francisco de Castro (Jeremias)

Assessor de Eventos Turístico-Culturais

publicidade

publicidade

publicidade