Evento contou com a presença da vereadora Jamille Gomes (PT) e da deputada federal Dandara Tonantzin (PT)
No último sábado (15), a primeira Feira Quilombola de 2025 foi realizada na comunidade do Buieié, com foco especial em homenagear as mulheres quilombolas, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no último dia 8 de março.
O evento teve início com a exibição do vídeo-documentário "Buieié: Cultura em Resistência", produzido pelas ex-alunas do curso de Comunicação Social/Jornalismo da Universidade Federal de Viçosa, Roberta Abreu e Taynara Pena, como trabalho de conclusão de curso.
Logo após a exibição do vídeo, aconteceu uma roda de conversa intitulada "Trajetória de Lutas e de Vitórias", com a participação de Juliana Alves, Elizabeth Silva e Natália Máximo. As convidadas compartilharam suas histórias de vida, trajetórias acadêmicas e os desafios que enfrentaram ao lidar com preconceitos.
O evento também contou com a presença da vereadora de Viçosa, Jamille Gomes (PT), que reforçou seu compromisso com a comunidade, e da deputada federal Dandara Tonantzin (PT), que relatou sua trajetória e os desafios enfrentados até se eleger deputada.
Além disso, a vereadora e a deputada, em articulação conjunta, destinaram uma emenda parlamentar de R$ 1.600.000 para o calçamento da comunidade, com o objetivo de viabilizar o acesso à cidade. O valor já está disponível nos cofres da Prefeitura de Viçosa.
O evento foi finalizado com apresentações de capoeira e momentos de muita diversão.7