Escolas Municipais de Viçosa passarão a usar o mesmo material didático
18 de setembro de 2019

A Secretaria de Educação em conjunto com o Conselho Municipal de Educação, realizou a escolha do material didático que será usado a partir do ano que vem na Rede Municipal de Ensino de Viçosa. Agora, aderindo à nova proposta do PNLD para o ano de 2020, que sugere a centralização do material, ou seja, todas as escolas passarão a usar o mesmo livro didático.

Para a escolha, foram convocados dois professores de cada área de ensino, que analisaram os materiais propostos respeitando os critérios, tendo uma coleção como primeira opção para cada uma das áreas de conhecimento.

A intenção dessa unificação é que, em caso de transferência de escola, os alunos possam aproveitar o mesmo material que já era usado para que não haja falta, além de poder acompanhar o conteúdo que já tinha acesso, já que todas as escolas da rede estarão usando a mesma coleção. Essa ação também vai possibilitar uma facilitação do processo do recebimento e encaminhamento desse livro para as escolas.

A Coordenadora do Setor de Ensino Fundamental Daiane Ribas, afirma a importância dessa unificação - “Durante essa escolha do material, houve uma troca muito rica entre os professores das disciplinas ao pontuarem os critérios para a seleção dos livros. Isso foi muito importante, pois houve diálogo e acordo entre eles, considerando vários aspectos, não apenas os livros, mas também o suporte nas plataformas digitais que é oferecido pelas editoras” - completa.

Além disso, ficou decidido que cada escola escolheria individualmente os livros que irão compor os Projetos Integradores, são coleções de livros de dois volumes que vão complementar os trabalhos feitos em sala de aula de forma interdisciplinar, integrando várias áreas do campo do conhecimento. “O Projeto Integrador é muito importante, principalmente nas escolas que estão desenvolvendo agora o Projeto de Tempo Integral, passa a ser uma atividade diferenciada para os alunos no contraturno escolar” afirma Paulo Grossi, presidente do Conselho Municipal de Educação.

O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD)

O PNLD tem como objetivo a avaliação e disponibilização das obras didáticas, pedagógicas e literárias, entre outros materiais de apoio, às escolas da rede pública de ensino de forma gratuita. Atendendo à educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

Com o escopo ampliado para o melhor aproveitamento escolar, hoje em dia o Programa conta também com a inclusão de obras pedagógicas, softwares e jogos educacionais, materiais de reforço e correção de fluxo, materiais de formação e materiais destinados à gestão escolar, entre outros. Todos os materiais escolhidos pelas escolas vinculadas ao Programa são distribuídos pelo Ministério da Educação.

Equipe idealizadora da escolha unificada no último encontro.

 

Fonte: Prefeitura de Viçosa.

publicidade

publicidade

publicidade