Secretaria de Saúde disponibiliza o agendamento de 1500 mamografias
8 de outubro de 2019

Outubro é o mês de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do Câncer de Mama e aderindo à campanha que fomenta a conscientização das mulheres, a Prefeitura de Viçosa disponibilizará o agendamento de 1500 mamografias até o dia 31 de outubro. Este é o principal exame que identifica, precocemente, lesões e cânceres na mama.

Para realizar o exame, as mulheres devem agendar, por meio de consulta nas Unidades Básicas de Saúde e da Policlínica. O foco da campanha é a realização de mamografias de rastreamento nas mulheres de 50 a 69 anos. Os exames serão realizados, pela manhã a partir das 7h e à tarde a partir das 13h, durante todo o mês de outubro até o dia 16 de dezembro em uma clínica conveniada pela Secretaria de Saúde.

A Secretaria de Saúde, normalmente, oferece a marcação de 204 mamografias por mês e o agendamento pode ser feito a partir do atendimento nas Unidades Básicas de Saúde e na Policlínica. Raimunda da Penha Mateus, 54, descobriu o câncer em uma mamografia em 2017. Por meio da secretaria de Saúde e do Centro Estadual de Atendimento Especializado (CEAE), ela realizou todo o tratamento pelo SUS. “Incentivo a todas as mulheres a realizarem periodicamente os exames médicos”, afirmou Penha.

Eventos: 

15/10/2019 - Dia de Promoção da Saúde da Trabalhadora, das 13h às 17h no SINFUP, localizado na rua José dos Santos, nº137.  Serão realizados agendamento de mamografias, orientação nutricional e sobre o câncer de mama.

26/10/2019 Encerramento do Outubro Rosa. Será realizado  no CEAE (Centro Viva Vida) das 8h às 12h.  Serão realizados agendamento de mamografias, preventivos e marcação de consultas.

Fonte: Prefeitura de Viçosa.

publicidade

publicidade

publicidade