Viçosa está sem notificações de dengue
12 de novembro de 2019

A Secretaria de Saúde divulgou, nesta quinta-feira (7), mais um boletim epidemiológico de monitoramento de casos de dengue, chikungunya e zika, que mostra que Viçosa não teve notificação de novos casos dessas doenças. As ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti devem continuar para manter o bom índice da cidade.

A Secretaria de Saúde monitora diariamente as 15 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os hospitais para acompanhar os casos possíveis e confirmados de dengue, chikungunya e zika.

Semanalmente, a Vigilância Epidemiológica divulga boletins com a situação frente aos registros de casos.

Prevenção

A Prefeitura de Viçosa realiza continuamente o combate a essas doenças. Os agentes comunitários fazem visitas às casas e o controle dos criadores. Esse trabalho é preciso com a participação popular ao combate de focos do mosquito.

O Ministério da Saúde sugere que a população realize ações de prevenção, tirando dez minutos do dia para verificar se existe algum tipo de depósito de água no quintal ou dentro de casa, por exemplo. E, uma vez por semana, lavar com água, sabão e esfregar com escova os pequenos depósitos móveis, como vasilha de água do animal de estimação e vasos de plantas.

Além disso, é preciso descartar o lixo em local adequado, não acumular no quintal ou jogar em praças e terrenos baldios. Limpar as calhas, retirando as folhas que se acumularam no inverno também é importante para evitar pequenas poças de água. Cada pessoa pode ser um vigilante permanente de atenção à saúde, assim evitamos a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Fonte: Prefeitura de Viçosa.

publicidade

publicidade

publicidade