Viu animal de médio e grande porte na rua: denuncie!
13 de novembro de 2019

A Prefeitura de Viçosa, por meio da secretaria de Agropecuária e Desenvolvimento Rural, realiza o recolhimento de animais de médio e grande porte. Qualquer pessoa pode informar sobre a presença de animais como bovinos, equinos, caprinos e outros nas ruas, o contato pode ser feito por telefone na Secretaria de Agropecuária (31 3892-6249), na Ouvidoria Geral do Município (31 3891-6009) e, pelo telefone de plantão (31 971256166).

Desde de agosto de 2018, a Prefeitura terceiriza o serviço para o cumprimento da Lei Municipal nº1468/2001. De acordo com a legislação, todo animal encontrado em via pública, desacompanhado de seu dono ou responsável é considerado vadio e passível de captura por parte da administração municipal.

Esta mesma lei define que, após o animal ser recolhido, ele poderá ser resgatado pelo proprietário após pagamento de multa. Atualmente, o valor é de duas UFM's (Unidade Financeira Municipal), mais uma UFM por dia de apreensão. A UFM de Viçosa tem valor atual de R$50,84 (cinquenta reais e oitenta e quatro centavos).

A empresa terceirizada tem profissionais especializados no tratamento desses animais, possui veículos próprios adequados para o recolhimento, local próprio ou contrato de locação que possua piquete com área de pastagem e baias dentro dos limites do município; além de fornecer todos os cuidados veterinários necessários.

Fonte: Prefeitura de Viçosa.

publicidade

publicidade

publicidade