Equipe da UFV vence Desafio Nacional de Startups da Cadeia do Leite
26 de novembro de 2019

Na última sexta-feira (22), a empresa Volutech foi a vencedora do Desafio Nacional de Startups da Cadeia do Leite, evento realizado em São Paulo e que fez parte do Ideas for Milk, promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com diferentes organizações. A Volutech competiu na final com outras sete empresas das regiões Sul, Sudeste e Nordeste, lembrando, que, na primeira fase, a Embrapa recebeu 58 propostas de startups de várias localidades do país.

Coordenada pela professora Polyana Pizzi Rotta, do Departamento de Zootecnia da UFV, a Volutech é formada por uma equipe multidisciplinar composta por quatro estudantes da UFV - Gustavo Duque, Sávio Cruz, Lucas Sanders e Vitor Paixão - e por Diogo Pereira, da PUC-Minas. Durante a competição, eles apresentaram uma tecnologia que mede volume, sem uso de régua, e temperatura dos tanques de leite. Para isso, criaram um sensor que coleta automaticamente essas informações e as envia para uma nuvem de armazenamento. A partir daí os dados são encaminhados diretamente para o celular do produtor ou do laticínio.

Os objetivos são monitorar, em tempo real, e fornecer parâmetros do funcionamento do tanque, e também garantir a qualidade e rastreabilidade do leite. Com isso, piques de energia e desvios na produção são facilmente detectados. Segundo a professora Polyana, não existe tecnologia como essa no mercado, e o produto já tem o pedido de registro de patente.

Depois da vitória, a equipe da Volutech está analisando as possibilidades de crescimento da startup, com a incubação no Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev/UFV) ou registro de seu CNPJ. Devido à abrangência nacional do Desafio - que reuniu empresários do setor agropecuário, executivos de empresas líderes em TI, laticínios e pesquisadores da cadeia do leite -, a startup já recebeu cerca de 20 ofertas. “Recebemos propostas, inclusive de multinacionais, e estamos avaliando e analisando cada uma”, conta a professora Polyana.

Um pouco da história

A Volutech foi pré-incubada no Parque Tecnológico de Viçosa (TecnoPARQ), vinculado ao CenTev/UFV. Sua criação se deu em 2018, com o propósito de participar do Vacathon, maratona de tecnologia da Embrapa Gado de Leite, em Juiz de Fora. Essa iniciativa faz parte de uma série de ações do Programa Família do Leite, que busca incentivar o empreendedorismo de estudantes dos cursos de agronomia, medicina veterinária e zootecnia na bovinocultura leiteira e fornecer assistência técnica aos pequenos produtores de leite da região de Viçosa. Mais informações sobre a empresa podem ser acessadas neste link.

Fonte: UFV.

 

publicidade

publicidade

publicidade