Centro de Especialidades Odontológicas completa 1 ano
3 de dezembro de 2019

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) completou um ano em Viçosa. O programa oferece serviços odontológicos em especialidades como endodontia (canal), estomatologia, cirurgia oral e periodontia (gengiva). Além disso, são atendidos também os pacientes com necessidades especiais. Os serviços são realizados em uma estrutura com quatro consultórios por oito profissionais especialistas. As populações de Viçosa e de mais oito cidades da microrregião são atendidas de forma gratuita exclusivamente por meio de encaminhamento seguido de agendamento.

A Prefeitura de Viçosa é responsável por toda a gestão do centro, que faz parte do programa Brasil Sorridente do Governo Federal. Viçosa possui 56,4% das cotas de atendimento, proporcionalmente ao número de habitantes do município. Ao todo, o programa está disponível para 137.740 pessoas. Além de Viçosa, as outras oito cidades atendidas são Araponga, Canaã, Cajuri, Paula Cândido, Pedra do Anta, Porto Firme, Teixeiras e São Miguel do Anta.

A paciente Rosilene Paulino, moradora do bairro Inácio Martins, disse que foi encaminhada para o CEO pelos profissionais da UBS que atende o bairro. "Eu estou fazendo o tratamento de canal e, desde minha avaliação, fui muito bem atendida pelos profissionais". Ela diz ainda que é muito bom contar com um serviço de qualidade oferecido gratuitamente para a população.

Segundo o gerente de Odontologia, responsável pelo Centro, Gustavo Bellozi, os serviços oferecidos no CEO possuem qualidade tão ou melhor que muitos consultórios particulares. Ele conta que a demanda pelos serviços é grande, mas desde o início do trabalho o aumento dos atendimentos foi de 168%. "Quando iniciamos os atendimentos, eram 315 procedimentos por mês. Nosso último dado, que é de setembro, mostra que foram feitos 845 procedimentos".

Gustavo Bellozi relata ainda que o maior problema enfrentado hoje são os procedimentos agendados cujos pacientes não comparecem. "Se eu disponibilizo o profissional para atender o paciente e ele não comparece, não consigo imediatamente colocar outro em seu lugar. O paciente, quando não comparece sem motivo justo, está fazendo mal para si mesmo e para os demais que estão na fila aguardando", afirmou ele. Para a solução desse problema, Gustavo conta que está sendo estudada a sistematização do atendimento em que haverá mais informações sobre o paciente e uma facilidade de contato com ele.

O CEO não trabalha com atendimento de urgência e emergência, pois esses atendimentos pertencem às unidades básicas de saúde. Para ser atendido, o paciente necessita de um encaminhamento do dentista do programa Saúde da Família. Os pacientes, cujos procedimentos não podem ser realizados nas UBS's, são encaminhados por meio de protocolo. As consultas são marcadas de segunda a sexta-feira. O paciente precisa levar o cartão nacional do SUS e o encaminhamento do profissional do PSF.

Fonte: Prefeitura de Viçosa (PMV).

publicidade

publicidade

publicidade