Mamães doadoras de leite encontram quem recebeu as doações em 2019
3 de dezembro de 2019

O Banco de Leite Humano de Viçosa promoveu um encontro entre mães que doaram leite em 2019 e mães de bebês que foram alimentados com o leite doado. A reunião contou com a presença de quase 40 mamães, que conversaram e trocaram experiências durante o evento.

Quem doou pode conhecer as crianças e mães às quais ajudou, vendo a concretude do ato de doar. As mamães de bebês que receberam o leite doado tiveram a oportunidade de agradecer àquelas mulheres que compartilharam um pouquinho do seu leite, tempo e dedicação para ajudar outras famílias.

Marta Gonçalves levou a sua filha Estela ao encontro para rever as profissionais do Banco de Leite, que auxiliaram enquanto ela estava internada. Além disso, Estela também conheceu as mamães que doaram leite para ela se alimentar. Marta agradeceu às profissionais do Banco de Leite e às doadoras, reconhecendo que “hoje a minha filha só está aqui bem, com saúde, em função do trabalho do Banco e das mamães, que generosamente doaram”.

Por que doar leite?

De acordo com a nutricionista coordenadora do Banco de Leite de Viçosa, Rafaela Fonseca, são recebidos, em média, 20 litros mensais, mas para suprir a demanda da cidade, são necessários pelo menos 60 litros.

O aleitamento materno é essencial para a criança nos primeiros meses de vida, mas nem sempre isso é possível. Normalmente, o leite doado é consumido por bebês prematuros internados, com baixo peso ou patologias e aqueles que não podem ser alimentados pelas mães. Com o leite materno, o lactente ganha peso mais rápido, tem mais chances de recuperação e se desenvolve com mais saúde.

Como doar?

Para doar, a lactante têm duas opções: a coleta pode ser feita no Banco de Leite – no Hospital São Sebastião – ou em casa. Caso a doadora opte por fazer a coleta domiciliar, recebe em sua casa, toda semana, um kit com materiais esterilizados (pote de vidro para armazenamento, máscara, touca e etiqueta) para retirar e armazenar o leite. Uma vez por semana, o Banco de Leite busca o líquido e deixa outro kit. Para isso, basta ir ao Banco ou ligar, solicitando o recebimento dos utensílios para fazer a coleta.

Em Viçosa, o Banco de Leite fica no Hospital São Sebastião, na Rua Tenente Kummel, n.º 36, Centro, e funciona todos os dias, inclusive aos fins de semana, das 7h às 11h e das 13h às 19h. O telefone de contato é o 3899-8350.

Fonte: Prefeitura de Viçosa (PMV).

publicidade

publicidade

publicidade