Sebrae realiza o Programa Agente Local de Inovação em Viçosa
3 de dezembro de 2019

Uma das metas do Sebrae é investir no fomento à inovação para os pequenos negócios e, por meio do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI), a instituição tem proporcionado orientação proativa, gratuita e personalizada, nas micro e pequenas empresas (MPE), visando estimular o talento e a criatividade dos empreendedores, com o objetivo ampliar a inovação e impulsionar negócios e ideias.

Na regional Zona da Mata e Vertentes, o projeto iniciou as atividades em outubro nas microrregiões de Juiz de Fora, Ponte Nova, Cataguases, Viçosa, Manhuaçu, Muriaé e Ubá, atuando em mais de 15 cidades. A participação das empresas é 100% gratuita e podem aderir aquelas que tenham faturamento anual de até R$ 4,8 milhões, dos setores Indústria, Comércio ou Serviços. Ainda há vagas para participação em Viçosa e os interessados devem procurar o Sebrae ou ligar para (31) 3891-4759.

Na sete microrregiões, serão beneficiadas 400 MPEs, sendo 200 na primeira fase do programa (outubro de 2019 a maio de 2020) e mais 200 na segunda fase (junho de 2020 a fevereiro de 2021). Os especialistas responsáveis pelas orientações são bolsistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) selecionados e capacitados pelo Sebrae, que vão até os estabelecimentos para implementar, acompanhar e disseminar a cultura da inovação.

“O projeto tem o objetivo de levar às empresas a cultura de gestão da inovação, através de metodologias ágeis, de maneira continuada, personalizada, in loco e subsidiada. O maior benefício que as empresas irão receber é que elas sairão, ao final do oitavo mês, capacitadas para inovar com as metodologias que o ALI ensinar”, sublinha o analista do Sebrae Minas Bruno Castro.

O programa ALI tem abrangência nacional e está consolidado como estratégia de competitividade e diferencial competitivo para as empresas de pequeno porte nas 27 unidades da Federação, obtendo, desde 2010, resultados significativos. A ideia é sensibilizar empresários sobre a importância de inovar, rotineiramente, como uma estratégia para crescer. Atualmente, os micro e pequenos negócios representam 27% do PIB brasileiro e mais da metade dos empregos formais.

publicidade

publicidade

publicidade