fbpx
CidadaniaCidade

Polo Caparaó encerra atividades do Parlamento Jovem 2019

A Câmara Municipal, por intermédio da Escola do Legislativo, realizou o último Encontro Regional do projeto Parlamento Jovem (PJ) do ano de 2019 na tarde da quinta-feira (5), em Viçosa, na Chácara Flora. Além do município, que é sede do Polo Caparaó, o evento reuniu cerca de 70 jovens de outras seis cidades pertencentes ao Polo, sendo Paula Cândido, Piranga, Ponte Nova, Ubá, Urucânia e Visconde do Rio Branco.

Com um ambiente marcado por momentos de descontração e por demonstrações de gratidão pelo ano de atividades, um jovem de cada cidade prestou homenagem aos coordenadores e monitores de seus respectivos municípios “o Parlamento Jovem impactou nossas vidas individual, coletiva e politicamente”, comentou Kaleb Galdino, participante do projeto em Viçosa.

O estudante Lucas Maciel, da cidade de Piranga, ressaltou a importância do PJ em cidades menores, que promovem poucas discussões que envolvem política “em uma cidade como a nossa, em que quase não há participação jovem na política, um projeto como este é indispensável e importantíssimo para que a gente possa crescer”, completa.

O encontro foi composto por várias manifestações culturais, quando os jovens puderam realizar apresentações musicais e participar de oficinas de dança. Uma delas foi ministrada pelos integrantes do grupo de passinho “Os atuais”, que apresentaram parte do espetáculo “Não sou o que você vê”, dirigido por Igor Xisto e Yan Castro.

O coordenador do Parlamento Jovem de Visconde do Rio Branco, Claudiney Malta, não escondeu sua satisfação “foi um momento incrível em que os jovens que compõem o Polo puderam reforçar as amizades e fortalecer esse sentimento de união e parceria que levarão para a vida deles. Nesse clima de confraternização, ficou bem explícita a expressão de alegria em cada um deles que já estão sendo os protagonistas das mudanças no meio social e político em que vivem. Foi um imenso prazer ter feito parte desse Polo”, comenta.

Em momento de comoção e respeito, os participantes também homenagearam as vítimas de ‘Paraisópolis’ com um minuto de silêncio em suas memórias.

O Parlamento Jovem é uma iniciativa da Assembleia de Minas Gerais, por intermédio da Escola do Legislativo e da PUC Minas, desenvolvido em parceria com as câmaras municipais. Este ano, o projeto teve como tema a “Discriminação Étnico-Racial”. Em 2020, o PJ trabalhará o tema “Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável”, e Viçosa irá comemorar 10 anos de participação no projeto com uma programação especial.

Fonte: Câmara Municipal de Viçosa (CMV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo