fbpx
Saúde & Bem Estar

Secretaria de Saúde realiza jornada sobre atendimento a doenças raras

Aconteceu, na última quinta-feira (5), a Jornada Sobre Doenças Raras, promovida pela Secretaria de Saúde, com objetivo discutir a implementação do protocolo de atendimento na macrorregião de Viçosa.

Durante o evento, foram abordados a Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doenças Raras; fluxograma de atendimento; procedimento de liberação e agendamento de exames; neuropediatria; reumatologia; atendimentos a doenças autoimunes e não imunes; e os direitos dos pacientes.

De acordo com a diretora do instituto Um Minuto Pela Vida, que atua dando apoio a implementação do serviço em Viçosa, Juliana Oliveira, o encontro é importante para que o paciente seja acolhido por toda a rede de saúde. “Os profissionais foram capacitados sobre o fluxograma de atendimento, desde o fechamento do diagnóstico”, explica.

Doenças raras

São compreendidas nesse conceito aquelas doenças com baixa frequência de registro de casos na população. Afetam até 65 pessoas a cada 100 mil indivíduos. Geralmente, são doenças com risco de vida e cronicamente debilitantes.

Estima-se que 80% das doenças raras são genéticas. Estas estarão presentes ao longo de toda a vida do paciente, no entanto, para algumas não-genéticas, existe a possibilidade de cura.

Implantação do atendimento

Foi implantado, em agosto de 2019, o serviço de atendimento a doenças raras em um espaço alocado no hospital São Sebastião. Esse atendimento é referência na macrorregião de Viçosa. Atendendo mais de 60 municípios, a estimativa é que 250 pacientes realizem tratamento anualmente nesta unidade.

Fonte: Prefeitura Municipal de Viçosa (PMV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo