SAAE realiza vistoria na ponte de acesso a ETE-Barrinha
28 de janeiro de 2020

Nesta segunda-feira (27), o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Viçosa realizou uma inspeção nas áreas atingidas pelas fortes chuvas dos últimos dias, que possuem obras de saneamento básico de responsabilidade da autarquia.

Na rua Maria Gabriela, no bairro Barrinha, que dá acesso à futura instalação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE-Barrinha), cujo processo de licitação encontra-se em andamento, o aumento da força das águas danificou as alas de encabeçamento da ponte, provocando a ruptura da laje de transição, impossibilitando o acesso de veículos no local e apresentando riscos ao interceptor de esgotos acoplado à estrutura da ponte.

A força da água provocou a ruptura da laje de transição, impossibilitando o acesso de veículos no local.

Os técnicos da autarquia informaram que a ponte localiza-se logo abaixo do encontro das sub-bacias do ribeirão São Bartolomeu com o rio Turvo Sujo, aumentando significativamente o volume e a velocidade das águas naquele trecho. A situação pode ter sido agravada pela alteração natural do traçado do rio, aumentando o impacto da água na referida ala.

A mudança natural do traçado do leito do Rio (lateral direita do leito na foto acima) pode ter provocado o impacto da água e arruinamento na ala lateral de acesso à ponte.

Os diretores do SAAE-Viçosa estiveram no local junto com o projetista da obra, inaugurada em novembro de  2014, não identificando danos na estrutura de concreto da ponte, apenas no maciço ajuzante da ponte, sendo necessária sua recomposição. O projetista da obra que iniciaria os levantamentos para estudo de concepção de uma nova ala de contenção que suporte eventos mais críticos.

Segundo o diretor de Saneamento Ambiental e Gestão Estratégica da autarquia, Romeu Souza da Paixão, após realizados os levantamentos técnicos na região, o município estudará soluções possíveis que minimizem o impacto da água na ala da ponte.

Entulho trazido pelas águas se acumularam por baixo da ponte, por onde passa o interceptor de ligação com a ETE-Barrinha. Não houve avaria na estrutura da ponte ou no interceptor.

O diretor-presidente do SAAE, Luciano Piovesan, junto com os técnicos da autarquia manifestaram preocupação com a recuperação, visto que há riscos à integridade do interceptor de esgoto acoplado à estrutura da ponte, além de que o SAAE espera em 45 dias a retomada das obras de construção da Estação de Tratamento de Esgoto ETE-Barrinha, sendo imprescindível o trânsito de veículos pesados no local.

Luciano Piovesan Leme, diretor-presidente do SAAE, manifestou sua preocupação com o acesso, devido ao início da obras de reconstrução da ETE-Barrinha.

O diretor de Engenharia e Manutenção da autarquia, Diogo Rezende, informou que quando a caixa do rio Turvo Sujo recebe as águas do São Bartolomeu a lateral do rio, pouco acima do local da ponte, há a formação natural de uma planície de conluvio (áreas de inundação formadas naturalmente), sendo necessário o acompanhamento sistemático de eventos como as chuvas ocorridas.

Os projetistas da obra, realizada no ano de 2014, estiveram no local e não identificaram nenhum dano estrutural na ponte, apenas na laje de acesso a lateral.

Durante a obra de reconstrução da ala de acesso à ponte, a autarquia providenciará uma passagem para pedestres e veículos pequenos, visando o acesso de moradores da região. Segundo o diretor-presidente do SAAE, Luciano Piovesan Leme, a obra é urgente diante do anseio da população pela retomada das obras da ETE-Barrinha, que dependem necessariamente daquele acesso, além da necessidade de integridade do interceptor de esgoto acoplado à estrutura da ponte.

Texto e fotos: Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).

 

publicidade

publicidade

publicidade