Catadoras e ambulantes utilizam Carnaval para garantir sustento da família
26 de fevereiro de 2020

O Carnaval tem proporcionado fonte de renda importante para muitas mulheres. Elas representam mais da metade dos catadores que seguem nas ruas durante os dias de folia. Segundo dados da ANCAT (Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis), 54% dos credenciados para recolher os resíduos no trajeto dos blocos são mulheres. Já entre ambulantes, os profissionais do sexo feminino representam 47,7%, dos mais de 14 mil credenciados.

Sem trabalho formal, Elizabeth Alves Figueiredo, de 56 anos, se credenciou como ambulante para o Carnaval deste ano. “Não posso perder a chance de garantir essa renda extra. Até agora, tem valido muito a pena”, explica. Para ela, a presença feminina nas ruas é forte e precisa ser valorizada.

Já Andreia Rodrigues, de 29 anos, é mãe de dois filhos e viu no Carnaval uma oportunidade de renda para o sustento da casa. “Estou desempregada. Por isso, poder atuar no pré e durante os dias de evento fez toda a diferença, além de contribuir para uma causa legal para a cidade”, conta.

Foto: Ambev/Divulgação

A catadora faz parte do projeto da Cervejaria Ambev, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte e a Ancat, para recolher o lixo gerado nos desfiles dos principais blocos. O material reciclável será transformado em lixeiras que serão instaladas permanentemente na cidade, deixando um legado positivo e sustentável para os cidadãos.

De acordo com pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cresceu no Brasil a porcentagem de mulheres que sustentam o lar. De 2017 para 2018, o número de chefes de família do gênero feminino passou de 30,3 para 32,1 milhões.

Fonte: Estado de Minas.

publicidade

publicidade

publicidade