terça-feira, 9 de junho de 2026
Urgente
Governo de Minas moderniza Sala de Situação de Recursos Hídricos e amplia capacidade de prevenção a eventos climáticos extremosMinas Gerais encerra os cinco primeiros meses de 2026 com US$ 17,9 bilhões em exportaçõesSecretaria de Educação divulga classificação da Remoção Regional e EstadualOlitef 2026 abre inscrições e amplia oportunidades para estudantes da rede estadualGoverno de Minas lança Plano Estadual de Enfrentamento aos Incêndios Florestais e reforça preparação frente às mudanças climáticasPrefeitura empossa mais 75 concursados para reforçar rede municipal de educaçãoWikimedia Brasil promove oficinas de edição na Wikipédia em ViçosaMotocicleta é removida durante operação da Polícia Militar no bairro União, em ViçosaGoverno de Minas moderniza Sala de Situação de Recursos Hídricos e amplia capacidade de prevenção a eventos climáticos extremosMinas Gerais encerra os cinco primeiros meses de 2026 com US$ 17,9 bilhões em exportaçõesSecretaria de Educação divulga classificação da Remoção Regional e EstadualOlitef 2026 abre inscrições e amplia oportunidades para estudantes da rede estadualGoverno de Minas lança Plano Estadual de Enfrentamento aos Incêndios Florestais e reforça preparação frente às mudanças climáticasPrefeitura empossa mais 75 concursados para reforçar rede municipal de educaçãoWikimedia Brasil promove oficinas de edição na Wikipédia em ViçosaMotocicleta é removida durante operação da Polícia Militar no bairro União, em Viçosa

Escolas em Minas não devem retornar em menos de 90 dias, diz Zema

Escolas em Minas não devem retornar em menos de 90 dias, diz Zema

Fechadas desde meados de março pela pandemia do novo coronavírus, as escolas de Minas Gerais não devem retomar as atividades em menos de 90 dias. Embora tenha anunciado um plano para a reativação do comércio em até três semanas, o governo de Minas excluiu as instituições de ensino por serem ambientes de grande aglomeração.

Segundo informações divulgadas em entrevista ao site G1, Zema e sua equipe elaboraram um programa de retomada para o setor comercial do Estado e devem disponibilizar o documento a partir da próxima semana. Prefeitos de todos os municípios mineiros deverão seguir um protocolo caso queiram retomar o comércio em suas cidades.

O documento foi batizado como “Minas Consciente” e deixa claro que a decisão de retomar as atividades é de cada prefeito. “O ‘Minas Consciente’, que é a reativação segura, criteriosa das atividades econômicas do Estado, foi feita basicamente com a Secretaria de Estado de Saúde e com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Ambas têm grupo técnico para desenvolver os protocolos”, afirmou Zema na entrevista.

Pelo projeto, os setores da economia foram divididos em quatro grupos, identificados com as cores branco, verde, amarelo e vermelho, de acordo com o risco de contágio e o impacto econômico de cada um. As atividades classificadas como vermelhas serão as últimas a serem reabertas.

Casas de show e eventos culturais ainda enfrentarão mais dias de restrições. De acordo com o governador, os estabelecimentos só devem ser autorizados a reabrir em 120 dias.

“Tenho dito que não estamos relaxando. Estamos adotando medidas de segurança para que aquelas cidades que já optaram pela reabertura possam fazer isso com critério. Estamos tornando mais segura a situação atual, haja vista que mais da metade dos prefeitos liberou atividades em suas cidades”, reforçou o governador ao G1.

Fonte: G1.