fbpx
Cidade

Tratamento de saúde fora do município continua durante a pandemia

No primeiro quadrimestre, o programa beneficiou 123 pacientes oncológicos, transplantados e cardiológicos

O TFD, como é chamado o serviço de Tratamento Fora do Domicílio, foi instituído pela Secretaria de Assistência à Saúde e é ligado ao Ministério da Saúde, por meio da Portaria nº 55 de 1999. Trata-se de um instrumento que garante tratamento médico para pacientes em outros municípios. A assistência é garantida somente quando o tratamento não é ofertado no município de domicílio do usuário. São agendadas consultas, exames e cirurgias de alta complexidade exclusivamente pelo SUS.

Em Viçosa, o setor de TFD está localizado junto à sede da Secretaria de Saúde. O município pode encaminhar pacientes para 4 cidades mineiras: Juiz de Fora, Muriaé, Ponte Nova e Belo Horizonte. No primeiro quadrimestre de 2019, foram 274 pacientes que tiveram acesso ao serviço. No mesmo período de 2020, em razão da pandemia, o número de pacientes foi menor. Ainda assim, a Secretaria conseguiu atender 123 pacientes.

Segundo a responsável pelo setor, Josy Fialho, mesmo com a redução dos atendimentos, os tratamentos oncológicos, cardiológicos e transplantados continuaram. Ela ressaltou que o TFD refere-se a tratamento e não especificamente a transporte: “o transporte também é disponibilizado para os pacientes que encaminhamos, exclusivamente para tratamentos feitos no SUS” afirmou.

Os agendamentos de consultas devem ser feitos presencialmente no setor com 2 dias de antecedência. O transporte também poderá ser ofertado ao acompanhante nos casos de pacientes menores de 18 anos, maiores de 60, pacientes oncológicos, gestantes, deficientes físicos e pacientes que passarão por procedimentos oftalmológicos. Em média, são realizadas 160 viagens por mês. É permitido que um acompanhante tenha direito ao transporte, para os casos em que o paciente apresente justificativa assinada pelo próprio médico da rede pública.

Fonte: Prefeitura de Viçosa.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo