Vereador discute sobre o retorno das Escolas Infantis em Viçosa
6 de julho de 2020

A fim de planejar um protocolo para a reabertura segura das escolas, em especial as creches e as pré-escolas, dentro das medidas sanitárias para as crianças de até 6 anos, o Vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (Avante) reuniu-se com representantes dos educandários infantis de Viçosa, o Especialista em Biossegurança, Cláudio Mafra, e a Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil do Município, Vanêssa Helen, na
Câmara Municipal na quinta-feira (02). A reunião foi decorrente de outro encontro, realizado no dia 26 de junho, com o Prefeito Municipal, Ângelo Chequer (PSDB).

O parlamentar frisou o caráter de urgência para análise e tomada de decisão sobre o setor, considerando que “há relatos de evasão em massa fruto dos mais de 100 dias sem aulas. Economistas apontam que cerca de 80% deste arranjo econômico no País possam vir a fechar as portas, o que nos incumbe tomadas de decisões ágeis, que propiciem um alento ao segmento, o qual merece ser cuidado com extrema responsabilidade e carinho devido à sua magnitude e importância,  considerando ser um setor que lida com crianças, em fase de pleno desenvolvimento motor e intelectual”.

O debate na Câmara foi decorrente de uma reunião anterior, realizada na Prefeitura Municipal, na qual o Prefeito Ângelo pontuou que o cenário, em Minas, ainda não é favorável para o retorno dessas instituições e que Julho não será nem cogitada essa possibilidade. Entretanto, solicitou que fosse feito um segundo encontro, junto da Secretária de Educação, Ana Chagas Monteiro, e o Especialista em Biossegurança, Cláudio Mafra, com a finalidade de já se traçar um plano estratégico para esse retorno o mais breve possível.

As escolas infantis se encontram na "Zona Cinza" do Programa Minas Consciente, atividades que exigem especificidades próprias, e ao longo das próximas semanas serão feitos estudos para a formulação de um documento que será encaminhado para o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES) avaliar a viabilidade do retorno das aulas.

Fonte: Câmara de viçosa.

publicidade

publicidade

publicidade