UFV emite nota sobre etapas de planejamento para a retomada de aulas remotas
7 de julho de 2020

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) vem conduzindo um processo de discussão com a comunidade acadêmica de uma proposta de retomada das aulas remotas, considerando o disposto na Portaria nº 544 de 2020, do Ministério da Educação (MEC).

São previstas as seguintes etapas:

ETAPAS
I II III IV
DIAGNÓSTICO E PLANEJAMENTO FORMAÇÃO DOCENTE CONSOLIDAÇÃO DO PERÍODO REMOTO EMERGENCIAL RETORNO PÓS-PANDEMIA

 

Atualmente, as etapas I e II já estão em desenvolvimento. Na etapa I, foi encaminhado à comunidade um cronograma de ações para auxiliar no direcionamento das discussões pelos Colegiados e pelas representações estudantis. A Pró-Reitoria de Ensino (PRE) aguarda as contribuições dos docentes (via colegiados dos Departamentos/Institutos) e estudantes (via DCE e CA’s) para embasar a preparação da minuta, com a participação das diretorias e representações estudantis, a ser encaminhada ao CEPE.

Na etapa II, o objetivo é capacitar todos os docentes para a utilização de ferramentas de Tecnologia Digital da Informação e Comunicação (TDIC) que permitam o trabalho de educação remota com qualidade. Serão oferecidos, também, cursos de capacitação para servidores técnico-administrativos e para estudantes (tutores e monitores) que auxiliarão os docentes no oferecimento de aulas remotas. A PRE destaca a importância da participação da comunidade para esse processo democrático de construção coletiva da proposta a ser encaminhada ao CEPE.

Já na etapa III será redefinido o calendário escolar, a partir de Resolução a ser definida pelo CEPE.

etapa IV acompanhará as recomendações das autoridades sanitárias, as diretrizes estabelecidas pelos comitês Operativo de Emergência da UFV e Pós-Pandemia da UFV (em fase de criação) e pelo Protocolo de Biossegurança, proposto pelo MEC para retorno das atividades nas instituições federais de ensino. Nesta etapa será definido como os espaços da Universidade poderão ser, gradualmente, utilizados para atividades presenciais.

Divulgação Institucional

Fonte: UFV.

publicidade

publicidade

publicidade