Projeto incentiva cultivo de horta em casa durante a pandemia
20 de julho de 2020

O distanciamento social durante a pandemia alterou rotinas e fez surgir novos hábitos em muitas pessoas que estão passando mais tempo dentro de casa. E para aproveitar essa nova realidade, a Secretaria de Agropecuária e Desenvolvimento Rural de Viçosa criou o projeto "Minha Horta", que tem como objetivo incentivar a criação de hortas em pequenos espaços, como vasos ou canteiros, por meio da doação de mudas de temperos, verduras e plantas medicinais.
Para a Chefe do setor de Agroecologia, Sabrina Assis, são vários os benefícios de plantar e colher temperos e verduras dentro de casa: "é uma terapia, uma forma de oferecer distração para que as pessoas possam ocupar o dia e, ao mesmo tempo, estimular a prática de uma alimentação mais saudável".
As mudas serão entregues durante a feira livre de domingo (de 05h às 12h), em uma barraca montada na Estaçãozinha, junto com os feirantes. Quem tiver interesse, pode levar para casa até 3 unidades de cada variedade disponível no dia. No último domingo (19), havia mudas de cebolinha, salsa, alface e cidreira, além de bálsamo, hortelã e manjericão. As plantas foram doadas para a Prefeitura e vieram de uma estufa em Coimbra e do Grupo Entre Folhas.
A entrega das mudas para a população é acompanhada de demonstrações sobre as formas corretas de plantio e rega. Quem leva a muda para casa recebe também um folheto informativo, com técnicas para adubar e conservar a horta utilizando métodos naturais e simples, dispensando o uso de agrotóxicos.

publicidade

publicidade

publicidade