SAAE contrata empresa para recomposição da Rua Padre Horácio Borges em asfalto quente
22 de julho de 2020

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Viçosa, SAAE, reuniu-se esta semana (20/07) com os representantes da empresa Josilene das Graças Dias-ME, ganhadora da licitação nº 035/2020, Pregão nº 028/2020, contratados para prestação do serviço de execução de pavimentação e fornecimento e aplicação de CBUQ em recomposição da pavimentação no local, pelo valor de R$ 47.779,35 (quarenta e sete mil, setecentos e setenta e nove reais e trinta e cinco centavos), na Rua Pe. Horácio Borges, no Bairro Santa Clara.

A recomposição asfáltica é consequência da intervenção do SAAE-Viçosa na rede coletora de esgoto sanitário que passa na Rua Pe. Horácio Borges, que apresentava diversas patologias em sua extensão, necessitando da intervenção de forma urgente. A situação obrigou o SAAE a realizar as obras de reconstrução da rede de esgotamento sanitário, no trecho entre o nº 21 ao nº 285, na Rua Horácio Borges, Bairro Santa Clara, no período de 27 de novembro a 04 de dezembro de 2019.

As obras de construção da nova rede coletora de esgotos sanitários naquela via acabaram com os problemas de entupimento do trecho da rede, onde haviam recorrentes problemas. Porém devido a intervenção realizada num período de alta densidade pluviométrica, sendo a via um local de descida de enxurradas de ruas mais elevadas sem rede pluvial, após tentar com asfalto frio a recomposição no local, a pavimentação não se manteve em vista das chuvas torrenciais deste ano.

A Autarquia contratou a prestação do serviço de execução de pavimentação e fornecimento e aplicação de CBUQ em recomposição da pavimentação no local, conhecido como asfalto quente, que será aplicado na área de intervenção da via, conforme regulamenta o Decreto Municipal nº 3823/2004, em seu Art. 105 (Regulamento do SAAE-Viçosa).

Segundo Diogo Rezende, Diretor de Engenharia e Manutenção, para recuperação da localidade, será realizado a reconstrução do pavimento, com execução de sub-base e base em bica corrida compactada. Posteriormente será feita impermeabilização da base com imprimação e por fim pintura de ligação com emulsão asfáltica e capa de rolamento em concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ). Nos pontos de intervenção, a via receberá ainda sarjeta que auxiliará na drenagem superficial da via.

A obra ocorrerá nos próximos dias, e segundo a Autarquia, será precedida de um trabalho de informação aos moradores com chamadas de rádio e envio de comunicado impresso aos moradores, antes da execução. O contrato com a empresa contratada prevê 15 (quinze) dias para execução da obra, porém o SAAE definiu em conjunto com a empresa, na reunião do dia 20/07/2020, um cronograma de intervenção de 10 (dias), sendo no máximo 06 (seis) dias de obras que poderão impactar diretamente aos moradores. Nos outros dias serão realizados serviços de limpeza e outros.

Luciano Piovesan Leme, enfatizou que “o SAAE-Viçosa empreenderá todos os esforços necessários para resolver o problema na pavimentação da Rua Padre Horácio Borges, no bairro Santa Clara”, porém o Diretor Presidente do SAAE-Viçosa reafirmou a necessidade de investimentos urgentes em obras de construção de redes pluviais naquela região, que são de responsabilidade da Secretaria Municipal de Obras.

Fonte: SAAE.

publicidade

publicidade

publicidade