Viçosa realiza Festival de Música de Barzinho com transmissões ao vivo
22 de julho de 2020

Neste ano, o Festival de Música de Barzinho será realizado com formato diferente devido à pandemia do novo coronavírus. A edição extraordinária vai acontecer online, com transmissões ao vivo no canal da Prefeitura de Viçosa no Youtube a partir desta sexta-feira (24).
O evento é promovido pela Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico e Esportes, em parceria com o Conselho de Política Cultural, com o objetivo de promover e apoiar os músicos de Viçosa, que se apresentam em bares e restaurantes, e que neste momento se encontram em dificuldades financeiras mediante à impossibilidade de exercerem seu ofício devido ao isolamento social imposto por conta da pandemia do novo coronavírus. Haverá premiação em dinheiro para todos os participantes, que foram selecionados via edital.
O Festival, que costuma reunir centenas de pessoas na praça Silviano Brandão, está em sua 6ª edição e, pela primeira vez, não terá público presencial. Os artistas vão se apresentar na Estação Hervé Cordovil, com apenas 2 concorrentes por noite, e o público vai poder acompanhar de casa, ao vivo. A equipe de transmissão será reduzida e serão seguidas todas as orientações de isolamento e segurança instituídas em âmbito municipal.
Os jurados também participam de casa, assistindo, avaliando e comentando as apresentações ao vivo. O júri será composto pelo Maestro Ciro Tabet, regente dos corais da UFV, Nossa Voz e Flos Carmeli; Nilton Santiago, baixista, arranjador e professor do conservatório de Visconde de Rio Branco; e Gilson Reis, cantor, compositor e violonista viçosense.
A disputa acontece no formato “mata-mata”: serão 7 lives no total, cada uma com uma batalha entre dois artistas ou duplas, sendo 4 lives de Quartas de Final, 2 lives de Semifinais e, na última live, a grande final, no dia 9 de agosto. Os participantes foram classificados para a etapa de apresentação após análise da comissão avaliadora.
Confira o cronograma de apresentação:

1ª LIVE
Dia 24/07 - Quartas de Final
Carla Sceno x AfroAmor

2ª LIVE
Dia 25/07 - Quartas de Final
Romulo Portes x Beatriz Dias Trio

3ª LIVE
Dia 31/07 - Quartas de Final
Kamila Demarques Duo X Samba 3

4ª LIVE
Dia 01/08 - Quartas de Final
Afonso Jr x Lucas Demicheli

5ª LIVE
Dia 06/08 - Semi Final 1
Venc. 24/07 x Venc. 25/07

6ª LIVE
Dia 07/08 - Semi Final 2
Venc. 31/07 x Venc. 01/08

7ª LIVE
Dia 08/08 - GRANDE FINAL
Venc. Semi Final 1 x Venc. Semi Final 2

Editais Emergenciais de Cultura
Enquanto o recurso da Lei Federal Aldir Blanc não é liberado, a Prefeitura de Viçosa já começou a distribuir recursos financeiros próprios aos artistas da cidade por meio de seis editais de cultura emergenciais. Além do Festival de Música de Barzinho, o Plano Emergencial de Cultura Municipal prevê ainda a realização de outros quatro festivais com o objetivo de aquecer o cenário cultural e beneficiar artistas e trabalhadores desse setor que se encontram em dificuldades financeiras por conta da pandemia do novo coronavírus.
Os editais contemplam diversos segmentos artísticos como dança, música, culturas urbanas, artes plásticas, artes visuais, fotografia e teatro. Clique aqui para ter acesso aos editais.

publicidade

publicidade

publicidade