fbpx
Cidade

Eventos “drive-in” serão realizados em Viçosa

A realização de eventos drive-in ganhou força em muitas cidades do Brasil, como uma alternativa para a retomada de apresentações culturais e religiosas, suspensas em função das medidas de segurança adotadas para minimizar o contágio pelo novo coronavírus. Em Viçosa, essa modalidade será regulamentada e começa a funcionar ainda no mês de julho.

As normas técnicas e sanitárias estão previstas no decreto municipal nº 5.518/2020, assinado pelo prefeito Ângelo Chequer, após debates e análises feitas pelos membros do Centro de Operações de Emergência em Saúde. Para os representantes do COES-Viçosa, os eventos drive-in representam uma possibilidade de distração e entretenimento durante o período de isolamento social.

Ver filmes, shows e até mesmo cultos e missas de dentro do carro era uma prática comum antigamente. Agora, se mostra uma forma eficiente para evitar aglomerações e, ao mesmo tempo, proporcionar o acesso às atividades suspensas durante a pandemia. “Há um mês estamos nos debruçando sobre essa proposta, avaliando riscos e vendo os benefícios para a população. O drive-in é um alento para a população”, afirma o prefeito Ângelo Chequer.

Inicialmente, dois locais estão habilitados a funcionar: o Espaço Aberto de Eventos da UFV e o Espaço Trigoleve. A medida em que novos locais pleitearem a vistoria para realizarem eventos nos moldes previstos, a lista será atualizada por meio de decreto.

Em relação à parte técnica, a Prefeitura de Viçosa vai montar a estrutura de palco e telas no drive-in localizado no Espaço Aberto de Eventos da UFV, para eventos que tenham duração máxima de 1 hora. De acordo com o Chefe do Departamento de Eventos, Tunico Miranda, “criamos uma frequência de rádio, para que as pessoas de dentro do carro consigam sintonizar e ouvir, sem gerar ruídos sonoros no ambiente e no entorno”. Já no Espaço Trigoleve, no bairro Cidade Nova, os eventos podem ter duração de até 2 horas.

Regras para funcionamento

Os locais devem criar fluxos definidos para entrada, saída e alinhamento dos veículos, e seguir normas sanitárias já previstas pelo município. A comercialização do ingresso deve ser feita somente de forma online e já incluir opções de kits com comidas e bebidas, para evitar a comercialização de itens avulsos durante o evento, com objetivo de minimizar o contato do público com a equipe de trabalho.

Serão permitidos no máximo 4 ocupantes por veículo, desde que todos sejam do mesmo convívio familiar e residam na mesma casa. Essa orientação é importante, segundo o Secretário de Saúde, Marcus Schitini: “imagina ficar até duas horas dentro de um veículo com pessoas que você não sabe se estão contaminadas? O risco é muito alto e, por isso, essa restrição”. Essa regra será comprovada logo no acesso ao espaço do evento.

Os passageiros devem permanecer de máscara durante todo o evento. A única exceção que permite a saída do veículo é a ida ao banheiro. Equipes vão garantir a higienização constante dos espaços de uso comum e o controle de fluxo de pessoas, para evitar aglomeração nas filas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo