fbpx
Cidade

SAAE inicia obras de interligação da região da Rua Nova com a ETA I

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Viçosa, SAAE, iniciou no dia 13/07/2020 a construção de uma adutora virgem para interligar a região da Rua Nova aos reservatórios da ETA I no Bairro Bom Jesus. A empresa responsável pelas obras, em conjunto com a Autarquia, será a JRR Empreendimentos Imobiliários Ltda., com previsão de término em 90 (noventa) dias.

Atualmente, os conjuntos residências da região, quais sejam: Condomínio Monteverde, Condomínio Octávio Pacheco, Vila Alves, Quintas dos Guimarães, Condomínio Reserva Real, Romão dos Reis e Rua Nova, são compostos por 439 economias com aproximadamente 1.800 pessoas residentes. O sistema de abastecimento de água potável é composto por redes que são alimentadas por quatro poços tubulares artesianos que não estão interligados aos sistemas ETA-I e ETA-II.

Esta adutora foi contemplada no Projeto de Ampliação do Sistema de Abastecimento e Reservação de Água, a adutora interligará o novo reservatório da ETA-I, que teve sua capacidade de reservação ampliada para 500.000 litros com o novo reservatório do Bom Jesus, ao lado do reservatório já existente de 200.000 litros, situados na divisa da propriedade da família Cardoso com o bairro Bom Jesus.

Segundo Romeu Souza da Paixão, Diretor de Gestão Estratégica e Saneamento Ambiental do SAAE, diante da expansão urbanística e o aumento da demanda por água tratada, a adutora é de importância estratégica na interligação do sistema de abastecimento desta região aos sistemas de tratamento da ETA-I e ETA-II.

A nova adutora começa no novo reservatório do Bom Jesus, passará por estrada de acesso ao próprio reservatório, descendo à sudeste por 200 metros entre divisa da UFV com imóvel da família Cardoso, em acero já existente no local. Por mais 400 metros passará ainda na divisa UFV e edifício residencial. Na rodovia Viçosa à Paula Cândido, a adutora interligará às redes de distribuição que abastecem toda população do entorno da Rua Nova e demais regiões.

A situação foi oficiada pelo SAAE à Universidade Federal de Viçosa (UFV), através da Pró-reitoria de Administração, devido a adutora precisar passar por área da Universidade, que após submeter o projeto à Comissão de Espaço Físico da UFV (COEF/UFV), respondendo prontamente à Autarquia, autorizando a passagem da adutora virgem em sua área.

Luciano Piovesan Leme, Diretor Presidente do SAAE, afirmou que o investimento naquela região proporcionará ao SAAE uma nova frente de consumidores que antes acessavam apenas água dos poços artesianos da Autarquia. “Estamos equalizando o sistema de abastecimento e junto ampliando a distribuição de água tratada à toda população”, finalizou o Presidente da Autarquia enfatizando o apoio da UFV para realização esta obra.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo