Primeiro LIRAa 2022 coloca Viçosa em situação de alerta para a dengue
7 de março de 2022

A Secretaria Municipal de Saúde, da Prefeitura de Viçosa, realizou o primeiro Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2022. Neste início de ano, já foram registrados três casos positivos de dengue.

Os dados do LIRAa foram recolhidos no mês de janeiro e o Índice de Infestação Predial (IIP) é de 1,4%, indicando situação de alerta. O Ministério da Saúde classifica que até 0,9% o risco de infestação é baixo. Já no intervalo entre 1 e 3,9% a situação é de alerta; e quando igual ou superior a 4% é considerado risco de surto.

O Município de Viçosa, por meio da Resolução SES-MG 7.733/2021, foi contemplado com repasse financeiro no valor de R$ 96.550,64. Para tanto, foi necessário que a Secretaria de Saúde realizasse a elaboração de um plano de trabalho. O documento passou pela aprovação do Conselho Municipal de Saúde e, em seguida, foi encaminhado SiG-RES (Sistema de Gerenciamento de Resoluções Estaduais de Saúde).

A Secretaria de Saúde destaca que o plano de trabalho aprovado contempla ações de controle vetorial do Aedes aegypti transmissor da dengue, Chikungunya e Zika vírus. O recurso será utilizado na aquisição de insumos necessários para desenvolver as ações, como: uniformes; botinas; EPIs (Equipamentos de Proteção Individual); e material de uso diário. Estes itens serão utilizados em visitas domiciliares, ações em pontos estratégicos, durante a utilização do Ultrabaixo Volume (UBV), nos mutirões de limpeza em bairros com maior índice de infestação do vetor e nas demais ações educativas promovidas em escolas e Feiras de Saúde, organizadas futuramente.

Fonte: Prefeitura de Viçosa

publicidade

publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade