fbpx
CidadeSaúde & Bem Estar

Viçosa confirma primeiro óbito por Covid-19

Um idoso de 91 anos é o primeiro viçosense a falecer em decorrência de complicações causadas pela Covid-19. A informação consta no boletim epidemiológico deste sábado (15).

O idoso começou a apresentar sintomas no dia 08 de agosto e, na última quarta-feira, dia 12, foi internado na UTI do Hospital São Sebastião com diagnóstico médico de pneumonia, uma síndrome aguda respiratória grave. Na noite de ontem, o paciente foi encaminhado para o Hospital São João Batista, referência em Viçosa para leitos clínicos e de UTI para pacientes suspeitos e confirmados da doença.

Neste sábado, o quadro clínico piorou e o idoso não resistiu. O Exame de PCR foi analisado pelo laboratório da UFV e confirmou a presença do vírus no organismo da vítima.

O secretário de Saúde, Marcus Schitini, informou sobre os procedimentos que serão adotados: “como esse paciente não constava na nossa lista de suspeitos, faremos agora o rastreamento de todos os contatos, desde familiares até a equipe do hospital, para detectar uma possível contaminação”.

Esse caso reforça a importância de todos os médicos e profissionais de saúde seguirem os protocolos da rede local do SUS de Viçosa. A presença de sintomas deve ser informada para que as medidas de controle sejam aplicadas. “Todos os médicos, da rede pública e particular, devem colaborar e respeitar nossos procedimentos”, reforça o secretário.

Além do óbito registrado hoje, o 214º caso positivo da doença é de um homem, de 28 anos, que teve dor de cabeça e garganta, calafrios e coriza e realizou teste PCR. Ele está em isolamento, sendo monitorado pela Secretaria de Saúde. O município soma 148 casos curados e 65 ainda ativos.

A ocupação hospitalar é a seguinte: dos 50 leitos clínicos, 5 estão ocupados por pacientes de Viçosa (2), Porto Firme (2) e São Miguel do Anta (1). E 3 leitos de UTI estão ocupados por pacientes de Porto Firme.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo