fbpx
CidadePolítica

Quadro se fecha: saiba quem são os candidatos à Prefeitura de Viçosa

Após as convenções partidárias nessa quarta-feira (17), foram definidos os candidatos à prefeitura de Viçosa e das cidades vizinhas.

Os partidos ainda podem realizar modificações nas chapas até o dia 26 de setembro.

Viçosa

  • Brenda Santunioni (Patriotas) e Wallace Caderano (PSC)
  • Glauco Rodrigues e Antônio Elias (Podemos)
  • Professor Idelmino e Rosângela Carvalho (PC do B)
  • Lúcia Duque (DEM-Cidadania) e Marcílio do Amoras
  • Omar Gilson e Chiquinho Alves (Republicanos)
  • Raimundo Nonato e Luís José Arruda (Tilu) (PSD)
  • Sávio José e Maria José (PT)
  • César Vieira e Valtinho Batalha
  • Meio Kilo e Dr Antônio Marcos

Brenda Santunioni chegou em Viçosa há 25 anos, mora em Posses/Nova Viçosa. Envolvidas em causas sociais e animais, Brenda também é comunicadora, promotora de eventos e atualmente vereadora em Viçosa. Wallace Calderano também é atual vereador na cidade.

Glauco Rodrigues possui graduação em Bacharel Em Direito pela Universidade Federal de Viçosa(2001) e especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Ciências Penais pelo Centro de Atualização Em Direito(2002). Atualmente é professor da Escola de Estudos Superiores de Viçosa e advogado do Escritório de Advocacia Faria e Souza. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público. Antônio Elias é atual Presidente da Câmara dos Vereadores de Viçosa.

Professor Idelmino é professor, diretor do SIMPRO-MG. Atualmente vereador pelo PCdoB em Viçosa-MG, em seu segundo mandato. Rosângela é economista doméstica, empresária do ramo de alimentação militante desde 1996, Presidente da Associação do bairro Novo Silvestre e Coordenadora Comunitária da Paróquia São Silvestre no bairro Novo Silvestre.

Lúcia Duque Reis, foi vice-prefeita do ex-prefeito Raimundo Nonato Cardoso e ex-vereadora. Ela também atuou como Secretária Municipal de Assistência Social. Lúcia Duque é natural de Campo Belo e se mudou para Viçosa em 1976. Ela também é diretora do Colégio Anglo de Viçosa. Marcílio Rodrigues Martins (Marcílio do Amoras ou Cilinho Barata) trabalha na Pró-reitoria de Gestão de Pessoas da UFV. Ele é morador do bairro Amoras, onde participa de causas sociais. Nas últimas eleições ele se candidatou a vereador, tendo alcançado 431 votos.

Omar Gilson de Moura Luz, filho de Geraldo Moura Luz e de Helia Moura Luz. Natural de Januária-MG. Foi advogado por sete anos e juiz por vinte e quatro anos em Viçosa. Francisco Carlos Alves da Silva, filho de Francisco Alves da Silva e de Cirene Ferreira Alves, natural de Viçosa-MG, é Procurador Federal aposentado.

Raimundo Nonato foi eleito prefeito em 2004 e reeleito em 2008. Tilu é empresário em Viçosa.

Sávio José é viçosense, tem 37 anos, é professor de história do ensino fundamental e está no segundo mandato de vereador. Maria José de Souza é pedagoga, administradora, mestre em educação e empresária.Tem militância nos movimentos populares e eclesiais.

César Vieira é Conselheiro Científico do IPEDIS (Instituto de Pesquisa, Estudos e Defesas de Direitos Sociais), Coordenador Regional do IPEDIS em Ponte Nova, Mentoring do IPEDIS em Juiz de Fora.

Carlito Santos Alves,o Meio Kilo, é natural de Viçosa onde nasceu em 20 de março de 1968. Filho de José Pastor dos Santos e Maria Madalena dos Santos (dona Diquinha) é casado com Teresa Cristina e pai de Ana Clara, estudante da UFV, e Letícia, aluna do Colégio Effie Rolfs. Sexto filho de uma família de oito irmãos, desde muito novo começou a trabalhar para ajudar nas despesas da casa. Depois, aprendeu a consertar bicicletas com seu Raimundo Carvalho e, a seguir, tornou-se mecânico de motos, como auxiliar de Fernando Macaé. Após, abriu sua oficina de conserto e venda de motos e, hoje, é comerciante na área de compra e venda de veículos. Na vida pública, é vereador desde 2008, foi presidente da Câmara, além de secretário de Obras da Prefeitura de Vicosa. Antônio Marcos Rosado, filho de Antônio Dimas Rosado e Raimunda Barbosa Rosado, nasceu em Viçosa em 1974. Apesar de levar no nome somente o sobrenome Rosado, tem origem na família Canuto, Silva Araújo, Barbosa e Rosado. Estudou na Escola Nossa Senhora do Carmo, Effie Rolfs e fez seu segundo grau na escola técnica agropecuária de Florestal, campus avançado da Universidade Federal de Viçosa. Em 1992, ingressou no curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Viçosa, onde também fez mestrado e doutorado em Genética e Melhoramento.  Após o doutorado, Antônio Marcos trabalhou em algumas multinacionais no setor de celulose e energia, iniciando sua vasta experiência no setor privado, inclusive de coordenação e gerência na área administrativa. Residiu em Ipatinga (MG), no interior de Mato Grosso do Sul, de São Paulo e da Bahia. Durante todo o tempo que morou fora de Viçosa, nunca deixou de votar em sua cidade natal. Em 2016, fundou sua empresa, a Florestal BR, de prestação de serviço na área florestal, com a qual oferece consultoria nacional e internacional. Atualmente, a Florestal BR tem sua sede em Viçosa mas possui parcerias com diversas universidades nacionais, como a de Diamantina, do Recôncavo Bahiano, de Lavras, do Espírito Santo e de Viçosa, uma vez que ele reconhece a importância do conhecimento teórico para os setores privados. Em 2019, Antônio Marcos iniciou seu pós-doutorado na Universidade Federal de Viçosa, época que foi convidado pelo, então vereador, Carlitos para assessorá-lo na Secretaria de Obras. Antônio possui experiência e formação em gestão de pessoas e projetos, por isso prestou serviço como consultor administrativo nas pastas de Obras, Garagem e Parques e Jardins.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo