Secretaria de Saúde oferece 2000 mamografias durante o “Outubro Rosa”
14 de outubro de 2020

Para marcar o mês do "Outubro Rosa" e as ações de conscientização para o controle do câncer de mama em Viçosa, a Secretaria de Saúde vai oferecer 2 mil exames de mamografia para mulheres viçosenses.
O agendamento para a realização do exame será feito na Unidade Básica de Saúde mais próxima do endereço residencial da paciente. Basta levar documento de identidade e carteirinha do SUS e preencher a requisição. Caso a demanda por exames ultrapasse a quantidade oferecida pela Secretaria de Saúde, novos atendimentos serão viabilizados.
A campanha é voltada para mulheres acima dos 40 anos, faixa etária com mais probabilidade de desenvolver a doença. Entretanto, mulheres com menos de 40 anos também podem realizar a mamografia, desde que passem por atendimento médico prévio, que recomende o exame.
Câncer de mama
O câncer de mama é causado por uma multiplicação desordenada das células da mama que formam um tumor. O diagnóstico precoce é capaz de identificar a doença em fase inicial e aumenta consideravelmente as chances de cura.
A presença de nódulos nos seios, alterações nos mamilos e pele avermelhada ao redor da mama são sintomas que podem ser percebidos pela própria mulher. O acompanhamento médico é fundamental para o diagnóstico e as melhores formas de tratamento.
O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres em todo o mundo. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, a estimativa para 2020 é de que mais de 66 mil mulheres em todo o país sejam diagnosticadas com a doença.

publicidade

publicidade

publicidade