Equipes da PMV atuam na limpeza de ruas após chuva
19 de novembro de 2020

Equipes da Defesa Civil e da Secretaria de Obras da Prefeitura de Viçosa trabalham desde cedo na limpeza de locais afetados pela chuva da madrugada desta quarta-feira (18).

Em Novo Silvestre, foi feita a manutenção das manilhas que foram entupidas pela sujeira trazida pelas águas e na encosta do ribeirão. Um trator retirou a lama que ficou acumulada na rua principal do bairro.

Plano de Contingência

A Defesa Civil foi acionada ainda na noite de terça-feira (17), após alerta emitido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN) sobre risco moderado de deslizamentos em função das encostas encharcadas. O Plano de Contingência da Prefeitura, que mapeou todas as áreas de risco do município prevê que, em casos assim, equipes entrem imediatamente de plantão para ações imediatas.

O Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil foi  criado pela Prefeitura de Viçosa, por meio da Superintendência de Gestão Pública e Governança e a Defesa Civil e contou com a participação de diversos departamentos e secretarias. O objetivo do plano é orientar e organizar as ações de preparação e resposta às emergências que surgirem em razão de chuvas ou outras causas naturais que ponham em risco a vida de pessoas ou que possam causar danos e prejuízos a patrimônios públicos e privados.

O pluviômetro instalado na região central de Viçosa registrou 51,2 mm de chuva nas últimas 24h, sendo que, somente em duas horas, durante o temporal que atingiu a cidade, foram 42,8 mm de água acumulada.

 

publicidade

publicidade

publicidade