Novembro Azul: prefeitura disponibiliza agendamento de exame de sangue PSA
19 de novembro de 2020

O câncer de próstata é uma doença que atinge, todos os anos, mais de 65 mil homens em todo o país, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Para estimular o diagnóstico precoce e as formas corretas de tratamento, o mês de novembro é escolhido para marcar campanhas de conscientização da importância dos cuidados com a saúde do homem.

As ações de prevenção durante o Novembro Azul são reforçadas pela Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Viçosa. Homens acima de 50 anos e homens acima dos 45 anos que tenham histórico da doença na família, podem realizar, pelo SUS, o exame de PSA (Antígeno Prostático Específico). O exame é feito por meio de coleta de sangue e identifica possíveis alterações em uma enzima produzida pelas células da próstata, que podem indicar um tumor associado ao câncer. É uma das principais formas de identificar precocemente a doença.

 

Marcação do exame nas Unidades de Saúde

Para marcar o exame de sangue, o paciente deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de casa e se consultar com o médico, que fará o encaminhamento do PSA. Após o resultado, caso haja a necessidade, o paciente poderá realizar outros exames e avaliações clínicas de forma gratuita, com o intuito de rastrear a possibilidade de câncer de próstata ou outra doença.

O PSA, assim como os exames complementares, podem ser realizados o ano todo gratuitamente, de acordo com a demanda.

publicidade

publicidade

publicidade