fbpx
Saúde & Bem Estar

Viçosa é a segunda de Minas no ranking de “cidades inteligentes

Viçosa está entre as 50 cidades mais inteligentes do Brasil na edição 2020 do Ranking Connected Smart Cities (do inglês: Cidades Inteligentes Conectadas). O levantamento aponta as cidades que mais investem em interação e conectividade entre os setores públicos, com o objetivo de melhorar os serviços oferecidos à população.

Dos municípios mineiros, Viçosa aparece em 2º lugar, atrás somente da capital, Belo Horizonte. Na lista nacional, o município ocupa a 34ª colocação, com uma nota de 31,384. São Paulo, primeira cidade do ranking, tem uma nota de 37,901. O estudo levantou dados de 70 indicadores diferentes em todos os 673 municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes.

O ranking das cidades brasileiras mais inteligentes está na sexta edição e é elaborado e certificado por por empresas das áreas de inovação, inteligência de mercado e planejamento urbano. No ano passado, Viçosa ocupava a 86ª posição nacional entre as 100 melhores. Em 2020, o município subiu 52 posições no ranking.

Indicadores positivos
Os 70 indicadores analisados são divididos em 11 eixos temáticos: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia.

No eixo “educação”, o ranking coloca Viçosa como a 2ª cidade do Brasil a ter mais empregos formais e docentes com ensino superior, maiores médias no ENEM e IDEB, oferta de vagas em universidade e escolas, além de menor taxa de abandono escolar.

Outro destaque é o eixo temático “empreendedorismo”, que aponta Viçosa como a 11ª cidade do país que mais investe no crescimento de micro e pequenas empresas e fomento para empresas de base tecnológica.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo