fbpx
CidadeSaúde & Bem Estar

Prefeitura entrega estrutura para funcionamento do Hemominas em Viçosa

Governo do Estado vai equipar unidade para iniciar funcionamento

A cidade de Viçosa agora possui um Posto Avançado de Coleta Externo (PACE), da Fundação Hemominas, que funcionará de forma permanente dentro do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Viçosa (CISMIV). Com isso, pessoas interessadas em doar sangue que moram em Viçosa e nas cidades da microrregião não precisarão mais se deslocar até Ponte Nova.

A estrutura foi inaugurada nesta quinta-feira (17) pelo prefeito Ângelo Chequer, com a presença da gerente administrativa do Hemonúcleo de Ponte Nova, Luciana Marinho, representando a Fundação Hemominas e o Governo do Estado de Minas Gerais. Participaram também o Secretário de Saúde de Viçosa, Marcus Schitini, a diretora do IPLAM, Gerusa Coelho; o secretário de Obras, Giuliano Mourão; a vereadora Brenda Santunioni; o gerente do CISMIV, José Antônio Maciel e prefeita reeleita de Pedra do Anta, Sueli Nogueira, representando os municípios da microrregião.

O posto de coleta viçosense, supervisionado pelo Hemonúcleo de Ponte Nova, terá capacidade de atender até três doadores ao mesmo tempo. O espaço conta com recepção, consultório de triagem, sala de coleta, além de um local para recuperação e oferecimento de lanche aos doadores. A obra foi licitada pelo CISMIV, com recursos rateados entre os municípios do consórcio, e fiscalizada pela Prefeitura de Viçosa. A adaptação do espaço custou R$ 105.533,54 e o projeto foi elaborado pelo IPLAM, de acordo com as normas da Fundação Hemominas.

Inauguração do Posto de Coleta do Hemominas em Viçosa

 

Para o Secretário Marcus Schitini, a instalação deste posto de coleta é uma conquista histórica: “Não é a primeira vez que o município tenta trazer o Hemominas. Outras gestões já iniciaram projetos de implantação, mas não tiveram sucesso. Dessa vez a cidade de Viçosa se propôs a ficar responsável por toda a parte estrutural necessária para o funcionamento do PACE, além da cessão de servidores da Secretaria de Saúde, e essa parceria facilitou a efetivação desse sonho”, observa o Secretário.

Ainda de acordo do Schitini, cabe ao Governo do Estado o fornecimento dos maquinários essenciais para a coleta, etapa que está pendente para o início do funcionamento do PACE. As responsabilidades de cada entre estão descritas no Termo Técnico de Conduta assinado entre o Município e o Estado.

O prefeito Ângelo Chequer agradeceu todos os envolvidos na construção do PACE, destacando a parceria com o Hemonúcleo de Ponte Nova, “que acompanhou todo o processo com muita boa vontade”e citando a vereadora Brenda Santunioni, defensora da pauta e responsável pelas primeiras conversas com a Fundação Hemominas. Agradeceu também ao Secretário Marcus, à equipe da Secretaria de Saúde, do CISMIV, além da equipe do IPLAM e Secretaria de Obras.

Inauguração do Posto de Coleta do Hemominas em Viçosa

 

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo