Prefeitura de Viçosa instala semáforo com sinal sonoro para deficientes visuais
30 de dezembro de 2020

A Diretoria de Trânsito (Diretran), ligada à Superintendência de Gestão Pública e Governança, iniciou a instalação das botoeiras eletrônicas sonorizadas, que auxiliam pessoas com deficiência visual durante a travessia de vias. Os deficientes visuais receberão treinamento da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais/Centro Especializado em Reabilitação (APAE/CER III) para se adaptarem à nova tecnologia.

Já foram instaladas as quatro botoeiras no cruzamento na rua Prof. Sebastião Lopes Carvalho, próximo a praça Mário Del Giudice, onde também foi realizada toda a adequação da sinalização e reparos no passeio. A expectativa é que neste ponto já comece a funcionar o sinal sonoro ainda este ano. Outro ponto que também receberá a tecnologia é nas quatro pilastras, na entrada da Universidade Federal de Viçosa. No total foram investidos R$71.897,00 (setenta e um mil oitocentos e noventa e sete reais) nas botoeiras trocadas e nos novos equipamentos.

De acordo com o Diretor de Trânsito da Prefeitura de Viçosa, Lidson Lehner, a licitação das botoeiras aconteceria no início do ano e foram adiadas devido ao foco no atendimento às demandas do combate à Covid-19, mas o objetivo é que a tecnologia permita autonomia aos deficientes visuais. "Com a sinalização sonora todos podem transitar com mais segurança, sem depender de ajuda. Acredito que a nova gestão do órgão de trânsito municipal dará continuidade ao projeto", salientou. Em 2019, a Diretran e a APAE discutiram sobre a implementação do sistema na cidade. Os treinamentos serão retomados pós-pandemia.

No final do ano passado, o Departamento de Engenharia de Tráfego fez a contagem volumétrica de veículos e de pedestres na faixa para pedestres perto da praça Mário Del Giudice e constatou que após a instalação do novo mobiliário semafórico naquele local haverá uma menor retenção de veículos, com mais segurança para a travessia dos pedestres.

 

Como Funciona

Seguindo a resolução nº704 de 2017 do  Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), a Diretran instalou botoeiras que possuem acionamento com um toque. A partir do botão pressionado, depois de alguns segundos, o sinal é fechado para os carros e aberto para o pedestre e um sinal sonoro é emitido que avisa o início e o término do período da travessia.

publicidade

publicidade

publicidade