Pesquisa da ABRASEL revela que 90% dos empresários mineiros têm problemas para pagar salários em abril
9 de abril de 2021

Pesquisa nacional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), realizada com dois mil empresários do setor em Minas Gerais, entre 1º e 5 de abril, revelou que 90% deles alegam ter problemas para pagar integralmente os salários de março vencidos no quinto dia útil deste mês. Os principais motivos, segundo os entrevistados, estão atrelados à interrupção da Medida Provisória (MP 936) que permite a suspensão de contratos e a redução da jornada de trabalho e ao faturamento zerado em março por conta dos fechamentos impostos por estado e municípios.

Para o presidente da ABRASEL-MG, Matheus Daniel, a falta de dinheiro em caixa já comprometeu, inclusive, o pagamento de salários em fevereiro. Segundo ele, 76% dos empresários do setor no estado também tiveram problemas para quitar a folha do mês 2. “Os números não param por aí. Nos três primeiros meses deste ano, 74% dos donos de bares e restaurantes entrevistados para essa pesquisa tiveram que demitir funcionários”, destaca.

Dívidas e crédito

Ainda segundo a pesquisa, 78% das empresas do setor em Minas Gerais estão com algum tipo de pagamento em atraso. Deste total, 69% devem o Simples Nacional e 65% têm medo de sair desse regime de tributação por causa de eventuais pendências. Quase 45% dos respondentes aderiram ao Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (PRONAMPE), implementado no ano passado pelo Governo Federal para socorrer pessoas jurídicas impactadas pela pandemia, porém 81% deste grupo não conseguiu prorrogá-lo.

Faturamento

A pesquisa também aponta que 82% dos empresários tiveram prejuízo em março contra 60% em janeiro. “Com o fechamento da maior parte do Brasil, a faixa dos estabelecimentos que faturavam acima de R$ 140 mil/mês caiu de 19% em março de 2020 para apenas 6% em março deste ano. Isso mostra uma queda brutal no faturamento, sustentada apenas pelo delivery na maior parte do país”, completa Matheus.

publicidade

publicidade

publicidade