Anvisa reprova importação e distribuição de vacina Sputnik V contra Covid
27 de abril de 2021

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reprovou, por unanimidade, a importação e distribuição da vacina contra Covid-19 Sputnik V, da estatal russa Gameleya, durante a 7ª Reunião Extraordinária Pública da Diretoria Colegiada do órgão regulador, realizada nesta segunda-feira (26).

Na deliberação, foi discutida a análise de pedidos de autorização excepcional e temporária para importação e distribuição da vacina Sputnik V. Essa modalidade, ressaltaram os diretores, não se confunde com os processos que determinam concessão permanente de registro do inoculante. Pedidos para autorização foram feitos pelos Estados da Bahia, Acre, Rio Grande do Norte, Maranhão, Piauí, Ceará, Sergipe, Pernambuco e Rondônia.

Em apresentação técnica que precedeu a votação da Diretoria Colegiada, demonstrou-se que, para os padrões da Anvisa, a Sputinik V não se enquadrou em padrões de confiança e que não houve apresentação suficiente de dados para análise da vacina.

"Dentro do mar de incerza, ainda que em um cenário de emergência de saúde pública, me questiono se a Anvisa pode reconhecer as incertezas ainda existentes em relação à vacina Sputnik V e se reduzir a um papel meramente cartorial. Todas as incertezas podem interferir no controle da pandemia no país. Há um cénario de risco impressionante", ressaltou  Alex Machado Campos, diretor do órgão, e relator, que abriu a votação e foi contra a autorização.

Fonte: O Tempo

publicidade

publicidade

publicidade