Mortes por Covid-19 voltam a aumentar em Minas Gerais após 55 dias de queda
17 de junho de 2021

Depois de quase dois meses alternando momentos de queda e estabilidade, a média móvel de mortes causadas pelo novo coronavírus voltou a subir em Minas Gerais.

De acordo com o Termômetro da Covid do portal O TEMPO, o indicador encontra-se atualmente em 223 óbitos diários, 16,8% acima do patamar observado há duas semanas (veja o gráfico abaixo). Essa variação não ultrapassava a casa dos 15% há 55 dias, desde 21 de abril.

Segundo o monitoramento, baseado nos dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), foram confirmadas ao todo 1.559 novas vítimas mineiras da Covid-19 no acumulado dos últimos sete dias.

Apenas nesta quarta-feira (16), foram acrescentados ao balanço oficial mais 353 óbitos. O elevado número, porém, pode ser reflexo de um represamento das atualizações desde o fim de semana.

Até o momento, a SES-MG já confirmou um total de 43.559 óbitos provocados pelo novo coronavírus no Estado desde o início da pandemia, sendo 31.657 somente neste ano.

Os dados são provenientes dos boletins epidemiológicos da SES-MG e referem-se aos municípios de residência dos pacientes. Isso explica eventuais números negativos, uma vez que os casos podem ser revisados e "transferidos" de cidade.

Os registros são detalhados por município e agrupados por microrregião e macrorregião, conforme a organização do SUS (Sistema Único de Saúde). Essa definição é importante, pois leva em conta a estrutura da rede assistencial.

Caso uma cidade tenha números baixos, isso não significa necessariamente uma situação confortável, pois a maioria dos municípios (91% em Minas Gerais) não possui leitos de alta complexidade e precisa transferir os pacientes mais graves para polos micro e macrorregionais.

publicidade

publicidade

publicidade